Dia Mundial da Água: conheça seus benefícios para a saúde – em Nutrição

Quer emagrecer, melhorar o funcionamento do intestino, combater a celulite e ainda manter a pele hidratada? Então, confira as dicas!

Texto: Kátia Neves



aprenda-a-tomar-água

Tome 2,5 litros de água e contribua para o bom
funcionamento do organismo
Foto: Danilo Borges

Não é à toa que a água é considerada o símbolo da vida: ela é responsável por levar oxigênio para todas as células nutrientes para que o organismo funcione regularmente. De acordo com Ricardo Zanuto, nutricionista e doutor em fisiologia da Zanuto Saúde e Bem-Estar (SP), o corpo necessita em média de 2 a 2,5 litros de água por dia, que devem ser ingeridos mesmo que a pessoa não sinta sede. “Ela indica que alguma alteração já aconteceu no organismo. Para que isso não ocorra, é fundamental fracionar o consumo de líquido, assim como fazemos com os beliscos durante o dia”, explica.


Gabriel Cairo Nunes, nutricionista esportivo e especialista em emagrecimento da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso (SP), recomenda que metade da quantidade que deve ser ingerida diariamente pode ser substituída por água de coco ou até sucos naturais, desde que o consumo seja orientado por um médico ou nutricionista para evitar prejuízos à saúde. “Se você beber líquidos durante a refeição, por exemplo, vai atrasar o processo digestivo, uma vez que ele é absorvido mais rapidamente do que o alimento sólido para o trato intestinal. Isso faz que a gordura se acumule no organismo, além de provocar gases”, conta o especialista. Portanto, se você bebe pouca água e torce o nariz porque prefere refrigerante, aqui vão motivos de sobra para se tornar fã número um deste líquido precioso!

O intestino está preguiçoso? 

aparelho digestório suga mais líquido das fezes quando se ingere pouca água. Isso dificulta a formação do bolo fecal e o hábito de ir ao banheiro. “O consumo de água também é importante para que as fibras trabalhem a favor de seu intestino. E elas necessitam da ajuda do líquido que é fundamental para encharcá-las e evitar o endurecimento das fezes”, explica Ricardo Zanuto.

Deseja perder uns quilinhos? 

Tomar água pode ser um auxílio extra na dieta, pois ela provoca uma sensação de saciedade, o que faz consumir menos alimentos. “Por isso, tomar água antes das refeições pode auxiliar no emagrecimento. Mas é importante salientar que o estômago tem a capacidade de se dilatar, mas não de se retrair, por isso consumir muito líquido com as refeições pode aumentar a dilatação do órgão e, consequentemente, alargá-lo, produzindo maior sensação de fome”, destaca Ricardo Zanuto.

Está se sentindo inchada? 

Quando o corpo está hidratado, o volume de sangue aumenta e melhora a circulação. “Beber água ao longo do dia evita que o organismo retenha sódio (que é eliminado pela urina e pelo suor), responsável pelos inchaços”, diz Gabriel Nunes.

A pele está sem brilho e ressecada? 

A boa hidratação controla os níveis nutricionais sanguíneos e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio celular, favorecendo a manutenção dos tecidos como a peleA água auxilia na renovação celular (o que deixa a pele com mais viço) e das fibras de colágeno (responsáveis pela elasticidade), retardando o aparecimento de linhas de expressão.

Quer ficar longe da celulite? 

Como a água aumenta a eficácia da microcirculação e facilita as trocas entre as células, ela previne o acúmulo de toxinas, uma das causas da inflamação provocada pela celulite. A água hidrata os tecidos e purifica a tez, realizando a drenagem natural dos tecidos.

Precisa que o rim funcione melhor? 

A água ingerida diariamente, e na quantidade média de 2,5 litrosajuda os rins a trabalharem maisevitando a formação de cálculos renais. “Esses podem aparecer quando há uma predisposição ambiental e fisiológica. Quando estamos bem hidratados, a filtração renal elimina os excessos que causam as pedras nos rins — como são popularmente conhecidas — e assim dificulta o seu aparecimento”, explica Gabriel Nunes.

 

O artigo Dia Mundial da Água: conheça seus benefícios para a saúde – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/dia-mundial-da-agua-conheca-seus-beneficios-para-a-saude/3428

Deixe uma resposta