Dengue: 533 municípios estão em situação de alerta e 117 têm risco de epidemia

Veja a matéria completa sobre Dengue: 533 municípios estão em situação de alerta e 117 têm risco de epidemia e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

Agência Brasil

Divulgação

Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta terça (4) indicam que 533 municípios brasileiros estão em situação de alerta para a dengue e 117 correm o risco de registrar uma epidemia da doença.

As cidades classificadas como em situação de alerta apresentam larvas do mosquito entre 1% e 3,9% dos imóveis pesquisados, enquanto as que se enquadram em situação de risco registram índice superior a 3,9%.

Leia também:

Teste de vacina contra dengue aponta redução de 56% dos casos
Pesquisa da USP mostra que os quatro vírus da dengue circulam no Estado de SP

O Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa) mostra que dez capitais brasileiras apresentam situação de alerta para a dengue: Belém, no Pará; Porto Velho, em Rondônia; Maceió, em Alagoas; Natal, no Rio Grande do Norte; Recife, em Pernambuco; São Luís, no Maranhão; Aracaju, em Sergipe; Vitória, no Espírito Santo; Cuiabá, em Mato Grosso e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Seis capitais – Boa Vista, em Roraima; Manaus, no Amazonas; Palmas, no Tocantins; Rio Branco, no Acre; Fortaleza, no Ceará e Salvador, na Bahia – ainda não apresentaram os resutados do levantamento ao ministério.

Cenário:

Brasil registrou 3,2 milhões de casos e 800 mortes por dengue nos últimos 5 anos
Diabéticos e hipertensos correm mais risco com a dengue

No Norte, dos 124 municípios que participaram do levantamento, 52 estão em situação de alerta e 17 em situação de risco. O principal problema para a transmissão da doença na região é o lixo nos domicílios, como garrafas, pneus, latas e qualquer outro objeto que possa acumular água de chuva.

Já na Região Nordeste do país, o Ministério detectou que o principal problema para a transmissão da doença é o armazenamento incorreto de água. Dos 727 municípios que responderam ao levantamento, 354 estão em situação de alerta e 96 em situação de risco.

No Sudeste, 426 municípios participaram do levantamento: 90 se enquadram em situação de alerta e apenas uma em situação de risco. Na região, a transmissão da doença acontece principalmente por depósitos domiciliares, que incluem pratos de vasos de planta, vasilhas de água de cães e gatos e calhas entupidas.

Na Região Centro-Oeste, o Ministério da Saúde também detectou como principal problema para a transmissão o armazenamento incorreto de água. Cento e trinta e quatro municípios participaram do levantamento, 20 estão em situação de alerta e um situação de risco.

Por fim, os dados relativos à Região Sul mostram que a transmissão ocorre principalmente pelo lixo nos domicílios. O Ministério fez o levantamento com 52 municípios: 17 estão em situação de alerta e dois em situação de risco.

O artigo Dengue: 533 municípios estão em situação de alerta e 117 têm risco de epidemia foi originalmente publicado em http://ig.saude.feedsportal.com/c/33518/f/637141/s/40266ebc/sc/14/l/0Lsaude0Big0N0Bbr0Cminhasaude0C20A140E110E0A40Cdengue0E5330Emunicipios0Eestao0Eem0Esituacao0Ede0Ealerta0Ee0E1170Etem0Erisco0Ede0Eepidemia0Bhtml/story01.htm

Deixe uma resposta