Cuide da voz e da garganta nos tempos mais frios – em Cuidados com o corpo

No Dia Mundial da Voz (16 de abril), veja como prevenir problemas de voz, mesmo com as mudanças climáticas, e mantenha a garganta saudável


Reportagem: Caroline Sarmento



voz
Fique atenta com a virada repentina de clima!
As oscilações podem prejudicar a garganta e voz
Foto: Reprodução / Atrevida

De acordo com Ana Paula Bautzer, fonoaudióloga da Clínica de Especialidades Integrada (SP), as mudanças de clima deixam o corpo propenso a contrair infecções de vias aéreas superiores, (famosos gripes e resfriados),  dores de garganta, entre outros males que podem prejudicar a voz.


“A variação de tom também é um sinal de que a pessoa pode estar com as pregas vocais machucadas. Como na virada de clima é mais comum contrair uma doença de via respiratória – que atrapalha o desempenho das cordas vocais -, deve-se redobrar a atenção com a saúde para não acabar ingerindo uma medicação errada ou prejudicar a garganta e cordas vocais”, aponta Ana Paula.

E não tem escapatória! Para manter a garganta e voz longe da rouquidão, problemas como laringite, infecções, pigarros, ou doenças mais graves, o segredo é hidratar a garganta. Isso significa tomar muita água: “Se mantivermos o hábito de sempre hidratar o corpo – com água e frutas que tenham uma boa concentração de água, etc -, amenizamos os riscos de prejudicar a voz”, afirma Ana Paula.

Não existem alimentos milagrosos

A ingestão de frutas ajuda a prevenir infecções nas pregas vocais – o famoso “limpar a garganta“. “As regras e fórmulas milagrosas, como comer sempre uma única fruta ou deixar de beber leite são perigosas. Muito cuidado!” alerta a especialista.

Outro mito que deve ser quebrado é em relação ao chocolate. Não é ele que prejudica a voz, e sim, o açúcar.  “O chocolate tem muito açúcar e é preciso produzir mais saliva para quebrar as enzimas contidas no ingrediente. Como o açúcar é muito espesso, pode ficar ‘parado’ na garganta e provocar o pigarro”, explica Ana Paula.

O artigo Cuide da voz e da garganta nos tempos mais frios – em Cuidados com o corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/cuide-da-voz-e-da-garganta-nos-tempos-mais-frios/2172

Deixe uma resposta