Cronograma Capilar Funciona?

A matéria Cronograma Capilar Funciona? você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.


Eu tentei fugir o quanto pude desse assunto… francamente, eu canso de desbancar mitos propagados por aí sobre beleza e cabelos, eu sinto que nós aqui no PB estamos sempre destruindo esperanças. Você já deve ter ouvido falar do cronograma capilar ou visto grupos no Facebook e blogueiras clamando que o processo salvou seus cabelos. Se você não sabe do que se trata é um processo que clama que o cabelo precisa de HIDRATAÇÃO – NUTRIÇÃO – RECONSTRUÇÃO. E você tem que começar hidratando e fazer isso na primeira semana, na segunda você nutre e na terceira você reconstrói os fios.

Daí a coisa fica meio complicada… alguns cronogramas requerem análises científicas! Você pode mudar, intercalar e adaptar o cronograma ás necessidades do seu cabelo. Para hidratar use ervas, para nutrir use vitaminas e para reconstruir use aminoácidos e proteínas.

Parece fazer muito sentido… será mesmo que funciona?

Existe uma certa mistificação sobre tudo que envolve cabelos e há muitas informações errôneas sobre o assunto, além de promessas que aquele ingrediente ou tratamento mágico irá alisar, crescer e salvar seus cabelos. Eu mesma já caí nessa, achando que vitamina B5 e óleo de argan com ceramidas raras do oeste da Índia eram a melhor coisa para os cabelos. Cabeleireiras me diziam que eu tinha que usar ampolas de vitaminas A, B e E na receita de escova progressiva para que o cabelo pudesse ser reconstruído e vendedoras diziam que aquela máscara de hidratação tinha que ter queratina e aminoácidos senão não iria funcionar.

O que é Cabelo

É triste perceber que tanta coisa que se vê por aí não passa de balela e que na verdade cabelo é algo muito simples. Em primeiro lugar, entenda uma coisa de uma vez por todas: cabelo é tecido morto! Não há muita diferença entre cabelo e roupa – isso mesmo! Se você lava sua roupa com Qboa ela descolore, o mesmo acontece quando você descolore seu cabelo com amônia. Se você coloca amaciante na sua roupa, ela fica mais macia e sedosa, mais fácil de passar – o mesmo ocorre quando você passa condicionador ou cremes no cabelo. Se você colocar uma ampola de vitamina B5 no amaciante, isso fará alguma diferença nas roupas? Quer fazer esse teste? Garanto que não, você estará apenas desperdiçando uma ampola de vitamina B5 que poderia ter usado para outros fins. Se você engoma a roupa, o formato dela dura mais, mas o efeito sai ao lavar – a mesma coisa acontece se você gel, laquê ou certos alisantes nos cabelos. Quanto mais você lava a sua roupa, especialmente se usar sabão de lavar comum, água sanitária, água quente, etc, mais sua roupa ficará com aspecto esticado e desbotado – seu cabelo também!

Por isso aprenda: lavar o cabelo demais não é bom! Eu sei que é gostoso, que fica cheirosinho, que fica até mesmo com aquela textura sedosa e macia, mas isso tudo é apenas temporário, a longo prazo você destrói seu cabelo ao lavá-lo demais. Lembre-se da analogia da roupa, sabe aquele casaco que você tem há anos que está em um plástico escondido no fundo do closet que ainda está novinho? Sabe por que? Porque você não o lava sempre. O plástico também ajuda a proteger o casaco, claro.

No fim das contas, é disso que você precisa, de um bom plástico para proteger seu cabelo e de não lavá-lo demais, trate seu cabelo como você trata o casaco para que ele fique em boas condições. Pronto, só isso! Não adianta pintar e bordar com seu cabelo, achando que um produto milagroso irá deixá-lo como os cabelos nos comerciais de shampoo. Menos é Mais!

Eu já falei que shampoo caro não funciona e a Lô já mencionou que cabelo não absorve vitaminas, isso é verdade. Eu sei que fica difícil de acreditar, pois tantos produtos clamam conter vitamina A, B5, aminoácidos, etc e eles garantem que isso faz bem para os cabelos. Há também inúmeros blogs e sites dizendo que você tem que usar ampola tal, oligoelementos e shampoo x para que o cabelo fique brilhante e saudável… é frustrante!

Vitaminas e Aminoácidos Funcionam no Cabelo?

Vitaminas são essenciais para os processos químicos que ocorrem dentro das células vivas e na corrente sanguínea, elas não funcionam em tecidos mortos, como fios de cabelo já crescidos. Algumas vitaminas, como vitamina E e panthenol podem ter um efeito físico e cosmético nos cabelos, que são apenas temporários e não bioativos.

Cabelo é composto por proteínas que se conectam formando correntes fechadas de aminoácidos. Aminoácidos aplicados sobre o cabelos podem penetrá-lo, mas como os fios são tecidos mortos e não possuem a bioatividade para produção de proteínas, eles nunca podem reconstruir os fios.

Então ao abrir as cutículas dos fios, você pode fazer com que proteínas penetrem-os, mas elas só vão ficar paradas em certas partes e não vão agir. Ao abrir as cutículas, você danifica seus cabelos e cremes contendo queratina e aminoácidos podem amenizar os danos, mas nunca revertê-los. Ao usar chapinha, você pode espalhar a queratina de forma mais uniforme, mas esta não agirá nos fios, ela apenas se depositará onde há buracos nas correntes de aminoácidos (danos).

Por isso lavar os cabelos demais, especialmente como shampoos anti resíduos (transparentes) com sulfatos nunca é uma boa ideia! Outro dia uma leitora disse que aprendeu um truque com uma blogueira que disse que ela lavava os cabelos duas vezes, uma vez com shampoo transparente e em seguida com shampoo cremoso e que assim os cabelos ficavam mais sedosos e bonitos. Isso é um CRIME! Não faça isso, NUNCA! Ao passar o condicionador, você irá notar que este foi mais absorvido e assim o cabelo parecerá mais hidratado, mas isso é um efeito temporário! Veja acima a analogia da roupa.

RESUMINDO

HIDRATAÇÃO – Funciona – agentes como babosa, silicones e óleos hidratam e agem como o plástico que protege o casaco

NUTRIÇÃO – Não Funciona – cabelo não come, não absorve vitaminas

RECONSTRUÇÃO – Funciona, mas não muito bem – aminoácidos podem penetrar o cabelo, mas não têm ação bioativa e seus efeitos são temporários

A melhor coisa sobre o cronograma capilar é que ele enfatiza o fato de que lavar o cabelo demais não é uma boa ideia. Eu farei um artigo com uma versão do cronograma que realmente funciona, focada em hidratação e proteção. Fica para a próxima!

O artigo Cronograma Capilar Funciona? foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/cronograma-capilar-funciona.html

Deixe uma resposta