Cor da urina pode revelar doenças – em Cuidados com o corpo

Saiba como ficar atenta à cor da urina para identificar possíveis doenças e problemas no trato urinário

Texto Romulo Osthues | Edição Cáren Nakashima  | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar



infecção de urina

Cor do primeiro xixi do dia pode indicar doenças

Foto: Danilo Tanaka

Autoexame: alerta à cor do primeiro xixi

Se a urina tiver uma tonalidade marrom, avermelhada ou se apresentar depósito de sólidos, busque ajuda profissional. Tais sinais podem significar desde um simples machucado nos órgãos genitais até um tumor, passando por infecção urinária. Para tanto, na maioria dos casos, é preciso fazer um exame complementar.

É bom saber: quando uma pessoa está desidratada, sua urina tende a ficar mais escura. Não confunda desidratação com a presença de sangue na urina. Muitas vezes, hidratar-se com mais frequência ao longo do dia já fará que sua urina tenha a coloração habitual. Não deixe de beber aqueles dois litros de água recomendados pelos especialistas.

O que fazer: para uma avaliação como essa, não é preciso urinar em um recipiente especial. Assim, no primeiro xixi da manhã, observe mudanças.

Marco Antonio Arap, urologista do Hospital Sírio-Libanês (SP), orienta que é importante você visitar o médico se notar alterações, e que vá munido de algumas informações. O sangue saiu no primeiro jato, no final da urina ou durante todo o processo? Existe dor associada? Teve ardência? Isso facilitará o trabalho do profissional durante a investigação.

*Lembre-se: pelo bem da sua saúde, é imprescindível a opinião de um médico para a realização do diagnóstico preciso

Revista Corpo a Corpo | Ed. 311

O artigo Cor da urina pode revelar doenças – em Cuidados com o corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/cor-da-urina-pode-revelar-doencas/7544

Deixe uma resposta