Conheça sete benefícios extras das pílulas anticoncepcionais – em Mulher de Corpo

 

Reportagem: Monique Zagari Garcia



beneficios-anticoncepcionais

pílula anticoncepcional pode ser indicada para tratamentos com acne, pois aumenta a 

produção de colágeno, que mantém a pele firme e saudável
Foto: SXC 

Que as pílulas anticoncepcionais ajudam a prevenir uma gravidez indesejada, todo mundo já sabe. Mas existem algumas outras vantagens em optar pelo seu uso – benefícios que muitas mulheres desconhecem. Contudo, lembre-se: somente um ginecologista saberá, entre tantas opções existentes no mercado, qual é a mais indicada pra você, para minimizar os efeitos colaterais no seu corpo. “A pílula vai ser escolhida de acordo com a idade, peso, presença ou não de intercorrências clínicas e também, pela própria queixa ou desejos da mulher: fatores como volume de sangramento, tensão pré-menstrual, tipo de pele, medo de engordar, cólica menstrual e se deseja ou não menstruar devem ser considerados”, ressalta o Dr. Eduardo de Souza, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz (SP).

As ginecologistas e obstetras Dra. Erica Mantelli (SP) e Dra. Denise Gomes, diretora-médica da Plena Clínica (SP) revelaram cinco benefícios da pílula anticoncepcional que auxiliam na saúde e na beleza da mulher:

1)  Melhora dos incômodos pré-menstruais

De acordo com a Dra. Denise Gomes, o uso do anticoncepcional provoca no organismo um estado de anovulação, ou seja, os ovários ficam inativos, não produzem seus hormônios, não ovulam. Esses hormônios ovarianos, produzidos em um determinado ciclo ao longo do mês, são os responsáveis pelos sintomas da famosa tensão pré-menstrual. “Como a produção fica suspensa pelo uso da pílula, todos os sintomas provocados por esses hormônios também serão controlados”, explica. Segundo a Dra. Erica Mantelli, o medicamento pode reduzir as cólicas menstruais em até 80%: “Com um fluxo sanguíneo menor, as contrações uterinas que ocorrem durante a menstruação são de menor intensidade, com redução importante da dor”.


2) Regularização do ciclo menstrual

“As pílulas anticoncepcionais orais têm como principal mecanismo de ação a inibição da ovulação. Quando tomadas de acordo com a orientação médica, sempre nos mesmos horários e fazendo as pausas recomendadas para cada tipo de pílula, o fluxo menstrual fica regular devido à ação hormonal diária da pílula e a mulher tende a menstruar menos e com intervalos periódicos”, afirma a Dra. Erica Mantelli.

3) Efeitos positivos sobre a pele e cabelo

A Dra. Denise conta que a pílula anticoncepcional pode ser indicada para tratamentos para acne, pois o medicamento aumenta a produção de colágeno, que mantém a pele firme e saudável. Em geral, mulheres com tendência à pele oleosa também têm um grande benefício com o uso da pílula: “O uso dos hormônios sintéticos contidos nas pílulas faz com que a mulher produza menor quantidade de hormônios androgênicos (semelhante ao hormônio masculino), que são os responsáveis pela oleosidade cutânea. As mulheres com cabelo oleoso também podem se beneficiar pelo método, mas em geral o cabelo tem menor impacto que a pele”, diz a médica.

4) Perda de peso

Um estudo americano mostrou que metade das mulheres perde peso quando começam a tomar pílulas anticoncepcionais. “As pílulas que contém drospirenona (hormônio semelhante à progesterona) combatem a retenção de sódio e aumentam a eliminação de líquidos pela urina, reduzindo então o inchaço abdominal e das mamas com consequente redução de peso devido ao acúmulo de líquido”, informa a Dra. Erica.

 

O artigo Conheça sete benefícios extras das pílulas anticoncepcionais – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/conheca-sete-beneficios-extras-das-pilulas-anticoncepcionais/3085

Deixe uma resposta