Conheça os alimentos que pioram os sintomas da TPM – em Nutrição

Se você sofre desse mal, descubra os alimentos que podem estar te prejudicando

Reportagem: Camila Saipp



alimentos que pioram os sintomas da tpm

O consumo de cafeína pode agravar a ansiedade e a irritabilidade
Foto: SXC 

Se por um lado alguns alimentos são capazes de aliviar os sintomas da TPM, existem aqueles que exercem o efeito completamente contrário. Como já explicamos, a deficiência de certos nutrientes pode potencializar alguns problemas comuns a todas as mulheres durante esse período, como a ansiedade, a irritabilidade, a cefaleia, o inchaço, etc.

Da mesma forma, o excesso ou o simples consumo de outros alimentos também pode corroborar para o aparecimento destes sintomas. “O excesso de alimentos ricos em açúcar e gordura acabam agravando certos incômodos da TPM, como: cansaço, dores de cabeça, depressão, fadiga, cólicas, oscilação de humor e ansiedade”, aponta a nutricionista Cris Sousa, do CEMO.

Para te ajudar a passar por essa fase sem maiores problemas, a Dra. Anna Bordini, médica com prática ortomolecular da Clínica Bertolini, indicou quatro alimentos que você deve evitar a qualquer custo durante esse período. Depois disso, é só curtir a calmaria! Confira.

Cafeína: pode prejudicar os estoques de vitamina B e agravar a ansiedade e a irritabilidade. Evite consumir café, refrigerante, chá preto e chá mate.

Açúcar refinado: em excesso, pode provocar fadiga, dores no corpo, cefaleia, inchaço e aumento de peso.

Sal: alimentos industrializados e embutidos aumentam a retenção hídrica, por isso, evite consumi-los e maneire no sal.

Bebidas alcoólicas: sobrecarregam o fígado e aumentam a irritabilidade.

 

O artigo Conheça os alimentos que pioram os sintomas da TPM – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/conheca-os-alimentos-que-pioram-os-sintomas-da-tpm/3146

Deixe uma resposta