O período de irritações, dores e incômodos pode ser evitado com a alimentação correta. Confira os nutrientes que não podem faltar em seu cardápio!
Reportagem: Camila Saipp
![]() |
O abacate e as folhas escuras são fontes de nutrientes que não
|
Toda mulher – e praticamente todos os homens que já conviveram com uma – sabe que em certo período do mês ficarão mais sensíveis, irritadas, mal humoradas e implicando até com a própria sombra. Esses são alguns dos sintomas mais comuns da TPM, que variam muito de mulher para mulher e, dependendo da intensidade, podem acabar provocando desentendimentos, crises de depressão e uma ansiedade fora do comum.
De acordo com a Dra. Anna Bordini, médica com prática ortomolecular da Clínica Bertolini, o conceito de TPM ainda é controverso devido a grande variedade de sintomas, que podem ir de simples cólicas a crises de tristeza profunda. “Muitas mulheres são acometidas mensalmente por alguns sintomas físicos ou emocionais antes do período menstrual que são capazes de interferir no desempenho de suas funções habituais e que podem acabar prejudicando suas vidas sociais e econômicas. Estudos mostram que a deficiência de certos nutrientes pode corroborar para estes sintomas”, explica a especialista.
Como alguns dos sintomas mais comuns durante a TPM estão diretamente ligados aos níveis de serotonina liberados pela pessoa, a nutricionista Cris Sousa, do CEMO, percebeu que nesse período, as mulheres tendem a cair de boca no chocolate e nos carboidratos: “O chocolate e certos carboidratos são os alimentos mais procurados para aliviar os sintomas da TPM, isso porque ajudam a aumentar a liberação de serotonina, neurotransmissor que influencia diretamente no humor das pessoas”. Mas atenção, não pense que os chocolates e os carboidratos são tão bonzinhos assim: “O excesso de alimentos ricos em açúcar e gordura, acabam agravando certos sintomas, como o cansaço, as dores de cabeça, a depressão, as cólicas e a ansiedade”.
Alimentos do bem
Magnésio: encontrado em frutas como banana, abacate, figo, além da aveia, o magnésio é indispensável para manter o equilíbrio das células e, principalmente, para amenizar os sintomas pré-menstruais, já que a deficiência do nutriente resulta na inibição do progesterona e, consequentemente, no aumento dos incômodos.
Vitamina B6: a vitamina encontrada nos cereais integrais, no feijão, na lentilha, no grão de bico, na castanha, etc., é cofatora para produção de serotonina e, em caso de deficiência, pode agravar os sintomas físicos e emocionais da TPM, como a cólica, a dor nos seios e o mal humor.
Carboidratos complexos: encontrado nos cereais, no pão, no milho e na batata, os carboidratos complexos estabilizam o humor e a ansiedade e mantêm os níveis de insulina controlados.
Cálcio: leite, iogurte, vegetais folhosos verde-escuros e brócolis são alimentos ricos em cálcio e, segundo pesquisas, podem diminuir em até 50% os sintomas pré-menstruais.
Folhas e frutas diuréticas: frutas como melancia, melão e abacaxi e folhas como a salsinha e o salsão são diuréticas e evitam a retenção de líquido comum durante esse período.
O artigo Conheça os alimentos que aliviam os sintomas da TPM – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/conheca-os-alimentos-que-aliviam-os-sintomas-da-tpm/3084