Conheça os alimentos que ajudam o bom humor – em Nutrição

A alimentação pode influenciar diretamente no astral das pessoas

Por Patrícia Affonso/ Adaptação Rebecca Nogueira Cesar



Alimentos que ajudam no bom humor

Alguns alimentos controlam as emoções e ajudam no bom humor

Foto: Shutterstock

O time da alegria


É claro que uma alimentação balanceada faz a gente se sentir melhor e mais disposta. E fazer as escolhas certas potencializa bastante esse efeito positivo. Alguns alimentos possuem nutrientes e substâncias capazes de calibrar as emoções e, assim, tornar a vida mais leve. E o melhor: sem exageros, elas não causam prejuízos na balança. Conheça esses aliados:

 

 



banana

Banana

Foto: Shutterstock

 

Banana

excelente fonte de carboidratos e triptofano. Esses nutrientes são precursores de serotonina, substância que possui efeito sedativo e gera sensação de bem-estar

 

 

 

 



Chás

Chás

Foto: Shutterstock

 

 

Chás de ervas

quem nunca recorreu ao bom e velho chazinho para controlar os ânimos ou garantir uma boa noite de sono? “Os chás são excelentes para amenizar os picos de ansiedade e irritabilidade”, garante Samantha. Muitos deles ainda ajudam no processo digestivo. Pode apostar!

 

 



Vegetais

Vegetais de folhas escuras

Foto: Shutterstock

 

Vegetais de folhas verde-escuras

são ricos em ácido fólico, nutriente responsável pela manutenção dos níveis de serotonina no organismo. “Para se ter uma ideia, 40% dos casos de depressão são ocasionados pela carência de ácido fólico”, alerta Daniela Jobst, especialista em nutrição funcional.

 

 



Laranja

Laranja

Foto: Shutterstock

 

 

Laranja

sua reserva de vitamina C auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso. É energética e combate a fadiga. “Prefira consumi-la in natura, não na forma de suco, pois ela pode perder parte de seus nutrientes”, ensina a nutróloga Liliane Oppermann (SP).

 

 



mamão

Mamão

Foto: Shutterstock

 

Mamão e Maçã

“Contêm vitamina C e são boas fontes de fibras, que melhoram o funcionamento do intestino, evitando sensação de inchaço e  desconforto”, diz Samantha Enande. Vale ressaltar, ainda, que o mamão possui papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e melhora a absorção dos nutrientes.

 

 



Leite

Leite

Foto: Shutterstock

 

 

Leite e Derivados

o cálcio, presente em sua composição, é relaxante muscular e combate o estresse. E quer motivo maior para passar o dia com aquele bico do que uma noite maldormida? Por isso, vale lembrar ainda que o nutriente combate a insônia.

 

 



Castanha do Brasil

Castanha do Brasil

Foto: Shutterstock

 

Castanha do Brasil, nozes e amêndoas

“Essas oleaginosas contêm o antioxidante selênio, que colabora para a produção de energia e ajuda a regular o humor”, conta Daniela Jobst. Pesquisas apontam que pessoas deprimidas geralmente sofrem com a deficiência desse mineral.

 

 



Alface

Alface

Foto: Shutterstock

 

 

Alface

seu talo possui lactucina, substância que combate a irritação. “Além disso, é rica em fosfato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço”, explica Liliane. Vale consumir na salada, em sucos e chás.

 

 



ovos

Ovos

Foto: Shutterstock

 

 

Ovos

os nutrientes que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. “Sua falta causa apatia e ansiedade. Recomendo a ingestão de duas unidades por semana”, afirma Liliane.

 

 



Cereais integrais

Cereais integrais

Foto: Shutterstock

 

 

Cereais integrais

contêm vitamina B6, que, assim como o ácido fólico, é indispensável na síntese da serotonina. Quando o assunto é dieta, são bons aliados, já que prolongam a sensação de saciedade.

 

 

 



Grão de bico

Grão de bico

Foto: Shutterstock

 

 

Grão de bico, lentilha e soja

concentram boas quantidades de magnésio, que tem efeito calmante sobre o sistema nervoso, intervém no relaxamento muscular e na produção de energia celular.

 

 



Frutos do mar

Frutos do Mar

Foto: Sutterstock

 

Semente de linhaça e frutos do mar

muito saudáveis, esses alimentos são fonte de ômega-3, ácido graxo que diminui a quantidade de triglicérides e colesterol LDL no sangue. Ambos são prejudiciais à saúde e têm efeito depressor. Outro nutriente importante deles é o zinco, que fornece energia e melhora o humor.

O artigo Conheça os alimentos que ajudam o bom humor – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/conheca-os-alimentos-que-ajudam-o-bom-humor/3927

Deixe uma resposta