Conheça as reações de seu corpo após o consumo de refrigerante – em Nutrição

Além de engordar, o refrigerante prejudica o organismo de diversas maneiras. Confira quais são as reações de seu corpo após consumir um copo da bebida

Texto: Redação Corpo a Corpo | Adaptação: Nathália Henrique



Conheça as reações de seu corpo após o consumo de refrigerante

Foto: Danilo Borges

Mais do que engordar, o refrigerante prejudica seu organismo de diversas maneiras. Fique ligada: saiba como seu corpo reage após o consumo de um copo da bebida e pense bem antes de abrir a latinha.

10 minutos

Seu organismo recebe uma carga glicêmica altíssima, que pode chegar a dez colheres (chá) de açúcar — quantidade suficiente para fazê-la ultrapassar, e muito, a recomendação diária de carboidratos.

20 minutos

Por se tratar de uma glicose de absorção rápida, o nível de glicemia aumenta repentinamente, levando o pâncreas a secretar muita insulina. Esse pico leva o fígado a transformar o açúcar em gordura.

45 minutos

Principalmente nas versões com cafeína, como o refrigerante de cola e guaraná,  ocorre o aumento da produção de dopamina, neurotransmissor que tem como função estimular o cérebro. O efeito é similar ao da heroína.

50 minutos

Para eliminar o ácido fosfórico presente na fórmula, o corpo utiliza cálcio, o que resulta em sua eliminação pela urina. “A falta do mineral aumenta consideravelmente o risco de osteoporose e osteopenia, inclusive em mulheres que não chegaram à menopausa”, alerta Luciana Harfenist, nutricionista (RJ).

70 minutos

Com o fim do pico de açúcar no sangue vem a preguiça e a irritação, além da vontade de ingerir mais doces.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 307

O artigo Conheça as reações de seu corpo após o consumo de refrigerante – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/conheca-as-reacoes-de-seu-corpo-apos-o-consumo-de-refrigerante/5957

Deixe uma resposta