Conheça as consequências de fumar – em Mulher de Corpo

Por Rebecca Nogueira Cesar



Fumar

Fumar apresenta muitas consequencias para o corpo

Foto: Shutterstock

No dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo causa mais mortes do que a somatória da AIDS, tuberculose e acidentes de carro no mundo todo.

Só no Brasil, a estimativa é que tenham cerca de 200 mil mortes por ano por meio de doenças respiratórias, cardiovasculares e câncer de pulmão, em decorrência do fumo.

“A despeito dos avanços recentes, a maioria dos pacientes com câncer de pulmão são diagnosticados com doença avançada. Para estes pacientes, os principais objetivos do tratamento são o controle dos sintomas e prolongamento da sobrevida”, explica Antônio Cavaleiro, médico responsável pelo Centro de Oncologia do Hospital Santa Catarina.

Segundo o médico, fumantes passivos possuem de 15% a 20% de chances de desenvolver um câncer de pulmão dependendo do contato com a pessoa fumante. Muitas vezes, a doença é descoberta através exames de rotina, como uma radiografia do tórax.

Quando a pessoa para de fumar, ela apresenta uma redução significativa dos riscos de câncer, de doenças cardiovasculares, como infarto, e de AVC em decorrência do tabagismo. Após 10 anos de abstinência, os níveis de riscos dessas doenças caem muito, chegando próximo aos níveis de não-fumantes.

Além desses prejuízos, o cigarro ainda é um grande inimigo das atividades físicas. “Fumar afeta a circulação sanguínea de forma tanto aguda quanto crônica, sendo uma das principais causas de problemas cardiovasculares, uma vez que uma série de substâncias tóxicas inaladas com a fumaça do tabaco diminui a quantidade de oxigênio que chega até as células do corpo”, explica Luiz Augusto Riani, médico do esporte da Alta Excelência Diagnóstica.

Para o especialista, o tabagismo aumenta a pressão arterial e afeta a frequência cardíaca e a coagulação do sangue.  Isso faz reduzir – e muito – a oferta de sangue, oxigênio e nutrientes para os órgãos. “Este processo faz com que o fumante não responda de maneira adequada ao estímulo do treinamento, cansando-se muito precocemente quando comparado a uma pessoa não fumante”, explica Riani.

 

O artigo Conheça as consequências de fumar – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/conheca-as-consequencias-de-fumar/6151

Deixe uma resposta