Conheça a alimentação natureba de Fernanda Machado – em Dieta das famosas

A atriz é fã de frutas, verduras, legumes, carnes e peixes magros, além de arroz e cereais integrais. Confira!

Texto Fabiana Gonçalves/ Fotos Danilo Borges/ Realização Tomaz Souza Pinto/ Cabelo Marco Antonio de Biaggi (MG Hair Design)/ Make Kaká Moraes/ Tratamento de imagens Jujuba Digital/ Adaptação web Kelly Miyazato



A musa vetou a entrada de carboidrato durante à noite e incorporou
alimentos coloridos e saborosos ao cardápio
Foto: Danilo Borges

Alimentação natural

Como Fernanda Machado mesma se autodenomina “natureba”, é fácil perceber que qualquer correção que ela venha a fazer na alimentação dá certo. É fã de frutas, verduras, legumes, carnes e peixes magros, além de arroz e cereais integrais. Mas como nem tudo é perfeito, para a atriz o difícil é se lembrar dos lanches ao longo do dia. “A minha mãe, que é um exemplo de alimentação saudável, vive me cobrando: ‘Filha, você precisa comer a cada três horas!’. E eu sei disso, mas, quando estou no estúdio, confesso que muitas vezes me esqueço. Estou tentando me policiar mais”, entrega. Por outro lado, quando não chega em casa muito tarde das gravações, é ela quem comanda o fogão, literalmente. “Eu adoro cozinhar. Invento pratos, incremento os que já existem… E, olha, ficam gostosos”, afirma. Ela até nos ensinou a fazer um dos seus pratos preferidos (e claro que anotamos para contar a você): um risoto de quinoa com cogumelos, que ela mesma criou. “O grão é rico em proteína e uma excelente substituição ao carboidrato à noite, que cortei para secar, e que mantenho agora na fase de manutenção”, admite. Agora, para ajudar a desintoxicar o organismo, a morena sempre lança mão de suco verde. “Eu a-do-ro. Posso me esquecer de fazer o lanche da manhã ou da tarde, mas não de tomar meu suco de cada dia. Ele é tão bom que manda embora todas as toxinas e até ajuda a proteger a imunidade. Nem me lembro da última vez que fiquei resfriada”, brinca.

Pausa para a saúde

Quem acompanhou as notícias na mídia sabe que Fernanda sofre de endometriose, uma doença caracterizada pela presença de tecido endometrial que reveste o útero internamente. “Eu sabia que tinha ovários policísticos, cujos sintomas eram menstruação irregular, cólicas e uma pele terrível com muitas espinhas causadas pela alteração hormonal. Tomava um anticoncepcional específico, que ajudava a contornar esses incômodos e tudo bem. Até que no ano passado, as cólicas se tornaram frequentes e fortes e eu procurei vários especialistas que diagnosticaram a doença. É muito comum na mulher moderna, que adia a maternidade. Ela acomete 15% da população feminina”, diz Fernanda, que já é quase especialista no assunto. Conclusão: depois de ouvir a opinião de vários médicos e tomar medicações sem sucesso, ela decidiu operar e esperou uma ocasião na novela, quando as gravações diminuíssem. “Por mais que seja uma cirurgia por videolaparoscopia e como os médicos dizem, minimamente invasiva, ela mexe com muitos órgãos e, por isso, eu precisava repousar. E deu tudo certo com esse intervalo de uma semana que tive na trama”, aponta. Agora, Fernanda voltou a colocar o implante de progesterona por seis meses para evitar que apareçam outros focos do mal.

Cardápio saudável

Como não faz restrição na alimentação, a não ser o jantar que ela tirou o carboidrato, o menu da atriz é variado e colorido e pode ser seguido por você!

Café da manhã

­ 1 pote de iogurte
3 col. (sopa) de cereal integral ou aveia em flocos

Lanche da manhã

­1 copo de suco verde

Almoço

­ 1 prato de salada de folhas variadas
1 pires de legumes cozidos no vapor e temperados com 1 fio de azeite
4 col. (sopa) de arroz integral
1 concha de feijão
1 peito de frango, ou 1 porção de carne magra, ou 1 filé de peixe grelhado, assado ou refogado

Lanche da tarde

­1 pão árabe na chapa com peito de peru e queijo branco

Jantar

­ 1 prato de salada verde com alface, agrião, rúcula, tomate e cenoura ralada temperada com azeite
3 col. (sopa) de risoto de quinoa com cogumelos

O artigo Conheça a alimentação natureba de Fernanda Machado – em Dieta das famosas
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/dieta-das-famosas/conheca-a-alimentacao-natureba-de-fernanda-machado/4030

Deixe uma resposta