Conheça 6 ingredientes para ter a pele lisa, firme e jovem – em Cuidados com o rosto

Saiba quais são os ingredientes que prometem deixar sua cútis linda e rejuvenescida!

Texto: Carol Salles
Realização: Tomaz Souza Pinto 



tratamentos-para-ter-a-pele-linda-esticadinha-e-sempre-jovem

Para exibir uma cútis de princesa, conheça
seis ingredientes super poderosos
Foto: Danilo Tanaka 

Vira e mexe surge um novo ingrediente milagroso para tratar rugas, manchas e outros sinais de envelhecimento. Não raro, muitos somem com a mesma rapidez com que surgiram. Existe, no entanto, um grupo top de ativos que há anos são aposta certeira dos dermatologistas. Testados e aprovados tiveram sua formulação aperfeiçoada ao longo dos anos e o resultado você percebe de cara: pele mais lisa, firme e rejuvenescida ao alcance da mão. Saiba quais são esses ingredientes e descubra o mais indicado para você.

Alfa-Hidroxiácidos

Renovam a superfície da pele

Os alfa-hidroxiácidos (conhecidos pela sigla AHA) são um grupo de substâncias encontradas em frutas e outros alimentos. “O mais conhecido é o ácido glicólico. Extraído da cana-de-açúcar, acelera a renovação celular e a formação de colágeno, além de potencializar a ação de substâncias clareadoras, quando usadas em conjunto”, explica Marcelo Bellini. Existem outros ácidos no grupo, láctico, tartárico e málico, por exemplo, que possuem ação hidratante. Os AHAs são excelentes para peelings, em especial o glicólico e o mandélico. Todos agem na superfície da pele, renovando-a e diminuindo rugas e linhas de expressão. Quando usados em peelings, podem causar manchas. Para evitar o efeito colateral, basta interromper seu uso três dias antes da exposição solar e não abrir mão do filtro. Além disso, consulte um dermatologista antes de usar AHAs, já que eles podem irritar a pele sensível. Use sesente a pele áspera, com rugas superficiais.

Vitamina C

Previne o envelhecimento celular

Ela se mantém no hall da fama há tempos por suas altas propriedades antioxidantes — capacidade de barrar a ação dos radicais livres que causam o envelhecimento. Além disso, a vitamina também estimula a produção de colágeno, a renovação celular e tem ação clareadora. “Nos cosméticos mais antigos, seu poder de penetração era pequeno. Hoje, no entanto, a substância é encapsulada em nanoesferas tão pequenas que conseguem carregar o ativo até a derme”, explica Marcelo Bellini, dermatologista da Clínica Corpo em Evidência (SP). Não há contraindicação para sua aplicação e, como ela pode ser usada em diferentes veículos (sérum, mousses, géis, cremes…) funciona até para quem tem pele oleosa. No entanto, por ser um ativo que se degrada facilmente, deve-se manter o frasco protegido da luz. Use se… você apresenta rugas causadas pela idade ou pelo sol.


Retinol

Clareia manchas de sol

Superindicado nos consultórios é uma forma de vitamina A. Atua tanto na superfície da pele como em suas camadas mais profundas, tendo diferentes ações. Uma delas é a diminuição dos melanossomas (células que produzem pigmentos e, consequentemente, levam à formação de manchas). Mas não é só. “O retinol também aumenta a produção de colágeno e outras estruturas de sustentação da pele, assim como diminui a atividade de enzimas que degradam o colágeno”, ensina Carla Albuquerque, dermatologista (SP). Ou seja, esse ingrediente multiuso garante pele lisinha e sem manchas. De fato, ele é tão eficiente para diminuir manchas que é usado até para diminuição de queratoses actínicas (lesões pré-cancerígenas de pele).Use sepossui manchas de sol e flacidez leve.

Coenzima Q10


Aumenta a produção de colágeno

 Também conhecida por ubiquinona, protege as células da ação dos radicais livres, além de aumentar a produção de colágeno e diminuir a degradação das fibras elásticas da pele pela ação dos raios UV. “Ela previne o envelhecimento, tanto de dentro para fora do organismo quanto de fora para dentro. E, como reduz a quantidade de melanina, também tem efeito clareador”, explica Fernando Dantas. Além disso, estudos mostram que a coenzima Q10 ainda pode retardar a degradação do ácido hialurônico na pele (responsável por preencher os espaços entre as células) e aumentar a regeneração celular, garantindo pele jovem por mais tempo. É uma substância segura, sem contraindicações. “No entanto, deve ser evitada durante a gestação, pois não existem estudos sobre o uso durante esse período”, explica o médico. Use se… quer combater os sinais de envelhecimento e a flacidez.

Ácido Ferúlico


Protege contra os raios UV

 Esse ácido, derivado principalmente de plantas, tem efeito antioxidante e propriedade de absorver a luz ultravioleta. “No Japão, tem seu uso aprovado como protetor solar”, diz Fernando Dantas, dermatologista (SP). No entanto, para que o efeito protetor atue, o ácido ferúlico precisa atingir as camadas mais profundas da pele, e isso depende do veículo em que foi formulado. Ou seja, não é para substituir o protetor solar pelo ácido! Mas ele é eficiente para prevenir contra lesões pré-cancerígenas e fotoenvelhecimento prematuro, já que preserva a estrutura molecular das células da pele expostas diretamente à luz solar. Deve ser usado uma vez por dia, de manhã. Segundo o médico, não existem, até agora, evidências de efeitos indesejados, mas pode haver sensibilização ao composto. Por via das dúvidas, consulte um médico antes! Se setem a pele castigada pela exposição solar em demasia.

Ácido Hialurônico

Garante hidratação intensa

Quem é que nunca ouviu falar dele? Trata-se de um polímero formado por três unidades de açúcares, e é encontrado naturalmente nos tecidos de todos os seres vivos, onde preenche espaços entre as células. No entanto, com o passar dos anos, a substância vai diminuindo, deixando a tez ressecada e cheia de sulcos. É aí que o ácido entra, em sua forma sintética. Rico em propriedades emolientes e umectantes é capaz de reter água na epiderme e na derme. Assim, os espaços entre as células da camada mais externa da pele são preenchidos, atenuando a aparência de rugas finas, aumentando a elasticidade, maleabilidade e hidratação. “A única contraindicação no uso do ácido hialurônico é hipersensibilidade ao componente”, adverte Carla Albuquerque. Use se… possui a tez ressecada, com primeiros sinais de rugas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O artigo Conheça 6 ingredientes para ter a pele lisa, firme e jovem – em Cuidados com o rosto
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-rosto/conheca-6-ingredientes-para-ter-a-pele-lisa-firme-e-jovem/3417

Deixe uma resposta