Confira os benefícios do chocolate – em Nutrição

Apesar de ser apontado como um grande vilão, o chocolate também tem suas vantagens. Confira os benefícios desse alimento

Por Rebecca Nogueira Cesar



Chocolate

Chocolate amargo é benéfico para o corpo

Foto: SXC

O chocolate pode até ser visto como um grande vilão das dietas, mas ele também oferece muitos benefícios para o corpo. Segundo algumas pesquisas, esse doce ajuda a aliviar a ansiedade.

O Centro de Pesquisa Nestlé, na Suíça, realizou um estudo que comprovou que consumir chocolate amargo diariamente ajuda a controlar significativamente os níveis de estresse.

“O chocolate ajuda na liberação de serotonina, hormônio que dá a sensação de bem estar”, explica Leandro Teles, neurologista mento da Sociedade Brasileira de Neurologia.  Segundo o especialista, o corpo precisa de alguns aminoácidos para que ocorra a comunicação entre as células nervosas, através dos neurotransmissores. Esse aminoácido é encontrado em abundância na soja, castanha de caju e no cacau em pó. Ao adicionar açúcar no cacau, seus efeitos são reforçados, pois essa mistura estimula o pâncreas e libera insulina, facilitando o acesso ao cérebro. Aumentando os níveis de serotonina, ocorre uma melhora no humor. Quando há uma baixa no nível dessas substâncias necessárias, aumenta a chance de ocorrer uma depressão ou distúrbios de ansiedade.


E os benefícios não param por ai! Segundo estudos de Ligia Lopes, coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul, o cacau é rico em inúmeros minerais essenciais para a saúde, como magnésio, cobre, potássio, manganês e vitaminas. Outros componentes presentes no chocolate ainda agem como antioxidantes no organismo, e ajudam a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares e de câncer.

Isso porque essas substâncias ajudam a promover o fluxo adequado de sangue, melhorando a saúde do coração e reduzindo a pressão sanguínea, o que diminui também as possibilidades de infarto e acidente vascular cerebral. A teobromina, outra substância presente no alimento, possui ação diurética, estimulando o sistema nervoso central, o sistema respiratório e os músculos cardíacos.

Para não sabotar a dieta, o chocolate mais indicado para o consumo é o amargo. Os chocolates com 70% de cacau são os mais saudáveis, além de serem bem menos calóricos e ricos em flavonoides. “A boa notícia é que o chocolate pode ser consumido diariamente, um pedaço pequeno por dia já é benéfico à saúde”, contou Leandro.

A recomendação é que se consuma apenas 30 gramas de chocolate por dia. Devorar uma caixa de bombons pode ter o efeito contrário! Além de fazer mal para a sua saúde, ainda aumenta seu peso e você vai ficar ainda mais estressada quando olhar os ponteiros da balança! 

O artigo Confira os benefícios do chocolate – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/confira-os-beneficios-do-chocolate/6200

Deixe uma resposta