Confira o cardápio ideal para as ceias de final de ano – em Nutrição

Entrada

Segundo a Dra. Liliane, apostar em saladas é uma ótima opção para esta época, pois ajudam a controlar a saciedade e reduzem a absorção de gorduras. “Acrescentar frutas secas e saladas, como uvas passas e damasco é uma boa dica – são ricos em ferro e aumentam a imunidade”.

Carnes

Apesar  dos brasileiros  serem loucos por carne vermelha, as  carnes brancas  são mais tradicionais nesta época do ano. “Mesmo sendo mais leves, em casos de carnes  com muita gordura como o pernil, a melhor dica é consumi-las assadas e sem pele, e durante o preparo evitar o uso de manteiga e azeite, pois em altas temperaturas, eles não têm muita resistência e tornam-se prejudiciais à saúde”, orienta a Dra. Liliane. A especialista recomenda o uso de óleo de canola ou girassol, utilizando o azeite apenas na finalização do prato. “Acrescentar frutas ao prato, como o abacaxi, também ajuda no processo de digestão”, completa.


Carboidratos

A dica da nutróloga é acrescentar castanhas ao arroz, o que o deixa mais saboroso e colorido. “As nozes são ricas em magnésio, mineral que ajuda a prevenir e reduzir cãibras, fadiga, irritabilidade, insônia e perda de memória. Já a castanha do Pará contém alto teor de selênio, uma proteção contra os radicais livres”, explica.

Acompanhamento

A farofa é um item que não falta no cardápio dos brasileiros – e não é diferente nas ceias de final de ano. “Por ser um alimento altamente calórico, acrescente frutas secas e legumes, além dos talos, que a deixam mais leve e nutritiva”, sugere a Dra. Liliane.

Sobremesa

Aposte nas frutas! A estação favorece e está repleta se opções leves e refrescantes, como laranja, ameixa vermelha, kiwi, manga, goiaba, maracujá, nectarina e melancia. “Elas ajudam a reduzir a vontade de comer doces, são ricas em vitaminas e, como o Brasil é um país tropical, o nosso Natal costuma ser sempre quente, afinal a data acontece em pleno verão, e essas frutas ajudam a refrescar”, lembra a médica.

O artigo Confira o cardápio ideal para as ceias de final de ano – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/confira-o-cardapio-ideal-para-as-ceias-de-final-de-ano/3092

Deixe uma resposta