Confira dicas para acabar com o mau humor da segunda-feira – em Mulher de Corpo

 

Reportagem: Monique Zagari Garcia



mau-humor-segunda-feira

“O fato de que para a maioria das pessoas o fim de semana oferece a possibilidade de não

ter horários, regras e compromissos reflete um desejo de viver em um estado de liberdade

pouco possível na realidade”, afirma Rita Calegari
Foto: Shutterstock 

Para muitas pessoas, o final de semana é aguardado com muito fervor e alegria, sendo visto como um momento de descontração, prazer e de possibilidade de descansar e relaxar após uma semana de agitação e obrigações. Mas, quando seu fim se aproxima com aquele tedioso domingo à noite ou até mesmo na segunda-feira de manhã, muitas vezes a sensação é de frustração, ansiedade, cansaço, desânimo e um consequente mau humor. A psicoterapeuta cognitivo-comportamental Thaís Petroff Garcia (SP) compara o sábado e domingo como os dias em que as pessoas “entram em uma bolha” e esquecem as coisas “chatas” vivenciadas durante os dias úteis. A segunda-feira, neste caso, representa a quebra deste momento “mágico” e o retorno ao mundo real.

“Do ponto de vista da neuropsicologia, a explicação é que normalmente as pessoas desaceleram no final de semana, o que acaba afetando o metabolismo. A produção de alguns neurotransmissores também sofre alterações. Como o efeito só fica evidente após aproximadamente um dia e meio, é no domingo à noite que aparecem os sintomas de desânimo e insatisfação, que pode perdurar até o início da segunda-feira”, revela a especialista. Contudo, este mau humor típico do início da semana pode cessar ao retomarmos nossas atividades regulares. “Quando colocamos a mão na massa e adentramos ao que precisa ser feito, nosso organismo já começa a se habituar ao ritmo e, desta forma, focamos nossa mente nas atividades, fazendo com que a angústia do início de segunda-feira cesse”, completa Thaís.


Que tal abolir a desagradável “síndrome da segunda-feira” da sua rotina? Listamos algumas dicas para que seu início de semana não seja esse bicho de sete cabeças que você imagina e perceba que seu dia pode ser muito mais produtivo e agradável:

Sem pendências!

 Para Thaís, uma boa dica é não adiar compromissos chatos para a segunda-feira. “Busque concluir o que for necessário, tanto quanto possível até o final de semana para que não fique preocupando-se com isso e nem comece a segunda-feira já com essa obrigação na cabeça”, acredita. O mesmo vale para não estender o trabalho para o final de semana, pois deste modo não haverá pausa nenhuma e com certeza a semana começará já sendo exaustiva.

Prazer nos dias úteis

Concentre-se em ser feliz todos os dias da semana! “Programe atividades prazerosas para cada dia da semana, coisas muito simples, mas que alegram o dia: preserve como tesouro seu horário de almoço e aproveite-o bem, alimentando o corpo e a alma com escolhas saudáveis e companhias queridas sempre que possível; reserve uma roupa ou acessório especial para usar, não deixe suas peças bonitas só para o fim de semana, embeleze sua rotina diária; carregue consigo ou deixe em seu local de trabalho “fontes” de energia: podem ser amuletos, fotos da família ou de viagens, imagens santas, flores – qualquer coisa que, ao contemplar, faça com que se lembre da importância do que você faz e para quem você o faz”, sugere Rita Calegari, psicóloga do Hospital São Camilo (SP). O psicólogo Mauricio Pinto (SP) lembra que seu desempenho durante a semana é que garantirá a qualidade do seu sábado e domingo; portanto, curta a sua semana de trabalho também!

 

O artigo Confira dicas para acabar com o mau humor da segunda-feira – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/confira-dicas-para-acabar-com-o-mau-humor-da-segundafeira/3135

Deixe uma resposta