Como Prevenir Nós em Fios Crespos e Cacheados

A matéria Como Prevenir Nós em Fios Crespos e Cacheados você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.

Manter o cacho definido, bonito e bem certinho é algo bem difícil. Principalmente nas pontas, a luta contra o ressecamento no caso dos cachos se soma ao combate ao atrito.

Qualquer cabelo com a textura mais curva sofre demais com o atrito. Atrito do travesseiro, das mãos, do movimento do cabelo durante o dia (no caso do meu cabelo, do movimento dele em contato com as costas, sério).

O atrito bagunça, desfaz aquele penteado matinal cuidadoso cheio de cremes, óleos e gel…e forma nós. Não estou falando de nós de vários fios entrelaçados. É algo mais bizarro…risos

O fio sempre está dando voltas em torno do próprio eixo, e por isso um fio dá um belo nó cego, graças ao atrito. Vocês vão ver por aí a simpática nomenclatura de nós de fada, porque parece que uma mini fadinha passeou por suas madeixas, dando nós nos fios, um a um…deviam se chamar nó dos deabos, gremilins ou de qualquer coisa miúda e mais malvada, na minha opinião.

nos de fada

 

Mas, se a fada dos nós já passou por aí, não deixou nenhuma moedinha, e ainda por cima acabou com a definição dos seus cachinhos, o que fazer?

Uma coisa só: CORTAR.

tesoura cabelos cacheadosIsso mesmo. Vitamina T cura nós de fada. E só. Se você for a louca do “não corto nem um milímetro” pode ir desfazendo os nós um a um, com óleo, paciência e uma agulha de costura. Mas já aviso: vai ficar com o fio marcado, todo torto, e o cacho não vai formar. Danificou a estrutura do fio. Já foi!

E pra fadinha dos nós não aparecer, tem jeito, produção?

Aí melhora. Tem jeito. Tem váaaarios. Tem muuuuuuito jeito:

Uso de óleos e manteigas vegetais:

Umectação deixa os fios mais hidratados, diminuindo o atrito. Usar um pouco de óleo ou manteigas vegetais nas pontas, antes do leave-in, também ajuda. Dê preferência a óleos mais leves, como o óleo de coco, e manteigas vegetais como a de cupuaçu. Sucesso na certa!

Evitar atrito:

Não passe muito as mãos pelos cabelos, evite ficar esfregando as pontas. Quando você manipula excessivamente seus cachos, permite que os fios fiquem girando em torno do próprio eixo, e eles acabam se enroscando. Com sorte eles enroscam uns nos outros, mas o fato é que eles vão se enroscar um a um e acabar formando uma boa quantidade desses famigerados nozinhos.

cabelos cacheados sem nos

Ao dormir, prenda o cabelo de forma protetora. Guarde as pontas, recolha num coque ou trança. Se você for igual a mim e quiser dormir com tudo solto, dê preferência a fronhas de cetim (dica da Ju). Já vi meninas mandando fazer touquinha de cetim, mas eu é que não vou dormir com um negócio desse, não é nada sexy, genteeee….risos

touca de cetimSe você anda de moto, o atrito do capacete bagunça tudo e também contribui para a formação de nós, porque é provável que o atrito seja diário. Use uma touquinha cirúrgica, dessas de médico, ou prenda os cachos num coque baixo.

touca de medicoSe o seu cabelo estiver hidratado, umectado e com as possibilidades de atrito diárias reduzidas, provavelmente terá menos nozinhos. Um ou outro é normal, não precisa sair cortando tudo, ainda mais se seu cabelo for grande como o meu. Aceite uma certa quantidade. Se ver que está demais, renove o corte, proteja as pontas e seja feliz!

O artigo Como Prevenir Nós em Fios Crespos e Cacheados foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/como-prevenir-nos-em-fios-crespos-e-cacheados.html

Deixe uma resposta