Como Mudar a Cor do Cabelo – Entenda a Cartela de Cores

A matéria Como Mudar a Cor do Cabelo – Entenda a Cartela de Cores
você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.


Existe uma ciência para escolher a tintura certa para os cabelos e não adianta apenas escolher a cor pela caixinha do kit de farmácia, que você não chegará tão facilmente à cor desejada.

É possível conseguir bons resultados tingindo os cabelos em casa, mas é preciso aprender algumas regrinhas básicas e a mais importante delas é entender a cartela de cores de tinturas.

Não é nada mito complicado, basta saber matemática de primeira série e ter bom senso. A cartela abaixo é uma das mais simples e é a usada pela marca Clairol, outras marcas têm cartelas um pouco diferentes, mas o conceito básico não varia muito.

O nível determina o tom do seu cabelo, 1 é o mais escuro (preto) e 12 é o mais claro, quase sem cor (platinado). A primeira coisa que você tem que fazer antes de colorir seu cabelo é determinar o nível do seu cabelo em seu tom natural, virgem, sem nenhuma tintura.

Ao contrário do que muitos possam pensar, colometria capilar não tem nada a ver com adivinhação. Um bom colorista não precisa ficar experimentando com tinturas para saber que cor seu cabelo vai ficar. Existe uma fórmula que garante os resultados desejados. Considere primeiramente o seguinte: ´

  • Qual é a cor do meu cabelo natural, a cor que tenho no momento?
  • Qual é o nível equivalente a esta cor?
  • Qual é a cor desejada?

Lembre-se que esta análise só pode ser feita em cabelos virgens. Se seu cabelo já está com pigmentos artificiais (tintura), não é possível calcular a cor exata que seu cabelo irá ficar baseado na tabela de cores. Antes de mudar a cor do seu cabelo, é preciso remover a cor presente, ou então experimentar às cegas até chegar a cor que quer.

Você pode remover a tintura do cabelo sem danificá-lo e há também outros métodos que já foram explicados aqui no PB . Após retirar a tintura dos cabelos, você pode seguir a tabela de cores.

Fórmula de Como Chegar a Cor Desejada – Veja o exemplo abaixo:

  • Sua cor natural é nível 4
  • Sua cor desejada é nível 7
  • Diferença entre elas – 3 níveis

COR DESEJADA – NÍVEL 7

DIFERENÇA – 3 NÍVEIS

Adicione a diferença ao número do nível desejado:

TINJA SEU CABELO COM – NÍVEL 7

Neste caso uma tintura de nível 10 com base azul (para equilibrar o pigmento Vermelho Laranja) será ideal.

Saber usar a cartela de cores e as regras básicas de colometria é essencial ao clarear os cabelos. Para escurecer os cabelos não é preciso ser tão exata, mas é sempre bom aprender como a tintura irá afetar a cor do seu cabelo, afinal ninguém quer ficar com o cabelo verde ou alaranjado no dia a dia. Geralmente o objetivo é ter uma cor natural e saudável e ao se educar, você pode conseguir isso sem ter que gastar muito com coloristas profissionais.

 

O artigo Como Mudar a Cor do Cabelo – Entenda a Cartela de Cores
foi originalmente publicado em http://feedproxy.google.com/~r/produtos-de-beleza/~3/y3N8cYme70k/como-mudar-a-cor-do-cabelo-entenda-a-cartela-de-cores.html

Deixe uma resposta