Como melhorar a postura nas tarefas do dia a dia – em Cuidados com o corpo

Reportagem: Liana Pires

Não é necessário ser esportista para sentir, de vez em quando, aquela dor na coluna. Aí, nem a cadeira mais confortável do mundo resolve. Pior: esse incômodo é mais comum do que se pensa.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% da população mundial experiencia o problema ao menos uma vez na vida. “A região que mais gera reclamações é a lombar, logo acima do bumbum”, conta Alexandre Elias, neurocirurgião do Centro de Coluna do Hospital 9 de Julho (SP). Ela absorve a maior parte dos impactos da rotina e, por isso, sofre com os movimentos errados que fazemos no dia a dia — como carregar peso excessivo ou pegar algum objeto no chão com as pernas esticadas. “Para essas duas situações, por exemplo, o correto é abaixar-se, dobrando os joelhos e mantendo a coluna ereta”, ensina Fabio Bellini, fisioterapeuta da rede de academias Companhia Athletica (SP).


Bolsas muito pesadas também podem ser consideradas vilãs. “As maxibolsas, bastante utilizadas nos últimos tempos, contribuem para o aparecimento frequente das dores”, afirma Marco Antonio Ambrósio, ortopedista e médico do esporte do Hospital Samaritano (SP). 

Confira as situações mais comuns enfrentadas em casa e no trabalho que exigem demais da coluna e aprenda a driblá-las! 

 

O artigo Como melhorar a postura nas tarefas do dia a dia – em Cuidados com o corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/como-melhorar-a-postura-nas-tarefas-do-dia-a-dia/3320

Deixe uma resposta