Como Fazer Unhas

Se você preferir, tiver tempo e claro, dinheiro, visite uma boa manicure profissional. Mas se você é como eu, talvez tenha tido más experiências em salões de beleza e não tenha paciência de esperar sua vez, nem de ficar ouvindo a mulherada fofocar sobre novelas e prefira fazer unhas em casa. Vamos então ás dicas de como fazer as unhas em casa de alguém com mais de 15 anos de experiência no ramo!

Prepare-se

  • Transforme o ato de fazer as unhas em seu próprio ritual relaxante – eu, por exemplo, gosto de acender uma vela perfumada, abrir a janela do quarto, trancar a porta e colocar um episódio de Mad Men da TV.
  • Mas antes disso, tenha todos os apetrechos necessários para fazer unhas – um bom alicate, uma bacia com água morna, palitinho de laranjeira, algodão, lixas de unha (minha favorita é de vidro), acetona ou removedor de esmaltes e o esmalte que preferir.

Remover ou empurrar as cutículas?

  • Eis a questão – depende. O ideal é empurrar, mas no meu caso, minhas cutículas tendem a crescer muito e eu acabo tirando o excesso. Mas apenas o excesso, as cutículas protegem suas unhas contra infecção, por isso tirar bife – NUNCA!

  • Antes de mais nada, corte ou lixe suas unhas no formato de sua escolha, eu gosto de deixar minhas unhas quadradas na frente e ovais nos cantos. O formato oval bem afinado nas pontas está na moda hoje em dia, mas escolha o que mais gostar.
  • Coloque uma gotinha de azeite de oliva em cada unha, massageie suas cutículas e espere alguns segundos. Em seguida coloque suas mãos na bacia com água morna com 4 gotas de shampoo suave (de bebê ou sem sulfatos) com 4 ou 5 gotas de água de rosas (não leite de rosas, pois esse tem álcool e resseca as unhas) ou 2 gotas de um óleo essencial de sua escolha, como óleo de lavanda. Deixe suas mãos de molho de 5 a 10 minutos.
  • Em seguida eu aconselho usar um removedor de cutículas, meu favorito é o da Sally Hansen (instant cuticle remover no tubinho azul), a Mavala e Avon também têm bons removedores. Empurre as cutículas com o palitinho de laranjeira com bastante cuidado, não precisa ir fundo e machucar suas unhas. Retire o excesso com um alicate que esteja bem afiado  limpo (desinfete-o com álcool), tome muito cuidado, não é preciso que suas unhas sangrem ou que você tire bife, seja gentil com suas mãos!
  • Use uma lixa polidora para igualar as unhas e aumentar o fluxo sanguíneo na área. Use-a apenas em uma direção, de cima para baixo. Limpe suas unhas com um algodão umedecido em álcool ou acetona, assim seu esmalte dura mais.
  • Por fim, use uma base fortalecedora, como a nutribase da Colorama, espere secar e passe seu esmalte favorito.
  • Comece no centro da unha, com uma pincelada só e depois passe esmalte no cantos. Não tem problema se sair da unha, você pode limpar depois. Espere que a primeira camada seque para depois passar a segunda camada. Use uma base secadora por cima (topcoat) para secar mais rápido, dar brilho e para seu esmalte durar mais.
  • Limpe os cantos das unhas com o palito de laranjeira envolvido em um pedacinho de algodão mergulhado em acetona ou removedor de esmalte.
  • Hidrate suas mãos quando seu esmalte estiver completamente seco. Eu recomendo o Creme de Mãos Karité da L’occitane.

 

  1. Removedor de Cutícula da Sally Hansen
  2. Lixa Polidora Fingrs
  3. Lixa de Vidro da Iron Cosmetics

 

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

Artigos Relacionados:

O artigo Como Fazer Unhas
foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/como-fazer-unhas.html

Deixe uma resposta