A matéria Como Fazer Óleo de Abacate você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.
O grande problema com a maioria dos óleos industriais é que, apesar das centenas de benefícios que os óleos apresentam nos estudos, a indústria não consegue reproduzir a qualidade.
A maioria vem tão diluido que as propriedades se perdem completamente. Neste caso, aquele óleo de abacate que você leu em algum blog ser tão maravilhoso para os cabelos e que, ao encontrar na prateleira do supermercado, te faz dar pulinhos de alegria, no final, vai ser o mesmo que passar óleo salada nos cabelos.
Se você não conhece a procedência e a qualidade de alguma marca de óleos essenciais, então, o jeito é fazer seu próprio óleo. Eu prefiro extrair o óleo artesanalmente a ficar na dúvida.
O óleo de abacate é um dos preferidos da nossa cabeleireira, a Ju, e eu, particularmente, prefiro usá-lo para fins medicinais, ingerindo-o. Porém, não liguem para a minha opinião, pois eu sou chata com essa história de óleos nos cabelos (pra mim, cabelo é tecido morto) e a especialista em cabelos aqui é a Ju. Então, se ela diz que é bom , é bom e pronto. (Risos)
A minha parte, como apaixonada por química e laboratórios, é ensinar como extrair o seu óleo de abacate. Antes de tentar ser didática (tenho dificuldades com isso) vou falar um pouco dos benefícios do óleo de abacate ao ser INGERIDO, pois é desta forma que eu acredito nas suas funções.
O óleo de abacate é constituído de ácidos graxos insaturados e possui alto teor de ácido oléico, que é um tipo de gordura monoinsaturada que colabora para a redução do LDL e aumento do HDL, o que previne doenças cardiovasculares. Os níveis de colesterol também são equilibrados pelo beta-sitosterol, fitosterol presente no abacate que também ajuda na redução dos níveis de cortisol, que é um hormônio liberado em excesso quando estamos em situações de estresse.
Desta mesma forma, ajuda no controle da glicemia e níveis de insulina. Esta situação também está ligada a compulsão alimentar e acúmulo de gordura na região abdominal. Além disso, o beta-sitosterol, faz com que o óleo de abacate, quando consumido durante as refeições, associe-se às gorduras saturadas dos alimentos, o que acaba bloqueando a absorção dessas gorduras pelo corpo, ajudando na perda de peso.
Por causa, ainda, deste tal de beta-sitosterol, conseguimos melhorar a imunidade ao aumentar a atividade de células que agem contra microorganismos invasores, sendo importante auxiliar no tratamento de infecções e doenças como HIV e câncer. Ainda sobre a ingestão do óleo de abacate, podemos destacar o benefício de um carotenóide chamado luteína, que previne a degeneração muscular e catarata. Em relação a cabelos e pele, o benefício vem por conta da boa concentraçãode vitamina E.
Uso tópico:
Para o uso direto nos cabelos, perguntem pra Ju, mas acho que é pelo fato do óleo de abacate passar a “sensação” de hidratação profunda, além de proteger os fios dos danos solares, assim como outros óleos. Para aplicação na pele, é um excelente hidratante mas, para este fim, eu ainda prefiro a glicerina. Porém, ele é um ótimo antioxidante tópico, além de ter a função clareadora, auxiliando no tratamento de manchinhas na pele.
Como Extrair o Óleo de Abacate:
Para extrair seu óleo, basta ter 5 abacates a fim de produzir 100ml. Os abacates devem estar bem maduros, quanto mais maduro, melhor. O processo é muito fácil.
- Amasse os abacates com o garfo mesmo (ou usar um processador de alimentos) e coloque em um tabuleiro qualquer.
- Leve ao sol por uns 5 dias e, durante esses dias, mexa a massa com um garfo,de vez em quando. Não é pra ficar bitolada e mexer a massa toda hora não. Mexer umas 4 vezes por dia já é suficiente.
- Quando estiver no sexto dia de exposição ao sol, o óleo vai soltar da massa e você pode espremer usando um pano de prato limpo ou de alguma outra forma que você achar bem prática e que não te faça perder produto. Minha mãe prefere tirar o óleo com a colher, para que o óleo saia limpinho, sem resquícios da massa do abacate.
- Agora, se aí na sua cidade não fizer esse sol todo que faz aqui no meu nordeste lindo, então, use um forninho elétrico (controle a temperatura em 40 graus) que fará o mesmo efeito em menos tempo. Deixe no forninho por 3 dias apenas.
Não vá inventar metodologia e colocar o tabuleiro com a massa do abacate direto no fogo. Não vai dar certo. O fogo não pode entrar em contato direto com o tabuleiro, senão você vai fritar a massa.
Então, é só guardar seu óleo (não precisa ser na geladeira) em um vidrinho higienizado e ingerir ou usar no cabelo, sei lá. Faça o que você acredita que funcione.
Então, é só guardar seu óleo (não precisa ser na geladeira) em um vidrinho higieniado e ingerir ou usar no cabelo, sei lá. Faça o que você acredita que funcione.
Beijos da Lô.
O artigo Como Fazer Óleo de Abacate foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/como-fazer-oleo-de-abacate.html