Como cuidar da área dos olhos? As melhores dicas!

Se você caiu nesse post, é porque não sabe muito bem como cuidar da área dos olhos. E é pra isso que tô aqui! Reuni minha experiência de quase 13 anos com cosméticos e papos intermináveis com dermatologistas para fazer um verdadeiro guia sobre o assunto. A seguir, você vai ver que não é nenhum bicho de sete cabeças. Bora!

Área dos olhos

Antes de mais nada, saiba que o contorno dos olhos é diferente do restante do rosto. Isso porque a pele é mais fina e mais sensível também. Justamente por isso, existem produtos específicos para a região! Em geral, seus compostos são os mesmos dos cosméticos faciais, porém, com a adição de agentes que promovem maior tolerância. Ou seja, não é só jogada de marketing não!

Aí você me diz: “poxa, então não posso usar meus produtos de rosto ali?”. Poder, você pode, afinal, é uma pessoa livre! hahahaha Dependendo do item, pode ser que não dê em nada e até seja eficiente. Contudo, a chance de dar problema é maior, especialmente no caso de alguns ácidos e vitaminas. Por isso, na dúvida, por que não ter um cosmético especialmente desenvolvido pros olhos?

Hidrate, hidrate, hidrate

Se você ainda está nos seus 20 e poucos anos, tenho uma boa notícia: começando já, as chances da sua pele vincarem diminuem um pouco. O ideal é investir num bom hidratante e passar bonitinho todo dia, de preferência, de manhã e à noite. O mesmo vale caso você tenha alguma alteração de pele, como ressecamento, por exemplo.

Agora, se você já passou faz tempo dos 20, como eu, que tenho 35, tenha em mente que perdeu uns bons anos de cuidado, mas nada está acabado. Comece já também! A maior parte dos produtos para a área dos olhos tem primariamente um fator hidratante, o que é e sempre será algo positivo para a região.

Veja aqui 5 ótimos hidratantes para a área dos olhos!

Voltando no tempo

Porém, no seu caso, já vale escolher um cosmético com algum tipo de composto antiidade. Ele não vai fazer milagre, no melhor estilo Photoshop da vida real, porque isso NÃO EXISTE! Esqueça as promessas de mudança radical. Cosméticos tópicos melhoram em parte os efeitos do tempo, mas servem muito mais para prevenir o envelhecimento (se for isso que te preocupa, no caso).

Se as linhas de expressão, ruguinhas e flacidez já estiverem instaladas no seu contorno, o melhor é procurar um dermatologista. Hoje, há uma série de tratamentos incríveis e não invasivos para melhorar o aspecto da pele. Também não vão fazer milagre, entretanto, por penetrarem camadas mais profundas, serão mais expressivos em termos de resultado.

Quer dicas? Então confira várias resenhas já feitas nesses quase 13 anos de blog!

Não se esqueça!

O envelhecimento depende de diversos fatores. Para começar, existem os hábitos de vida. Tabagismo, poucas horas de sono, excesso de fricção na região dos olhos… Tudo isso contribui. Além do mais, não podemos esquece dos fatores genéticos, que são sim responsáveis pela aparência da pele ao longo dos anos. Fora que você naturalmente vai perdendo colágeno e, se expondo ao sol sem proteção, é aí mesmo que ele vai dando adeus.

Mas como cuidar da área dos olhos?

É preciso ter em mente tudo o que eu disse até aqui, tá? Se você quiser melhorar a experiência de aplicar produtos, pode investir numa massagem caprichada. Não há comprovação científica de contribuição maior, porém, o processo todo fica mais gostoso. Quando aplico meus cremes, sou sempre gentil e faço movimentos leves de dentro para fora (na parte de baixo) e de baixo para cima (na região da pálpebra móvel).

Filtro solar sim, senhora!

Pensa comigo: se você protege a pele de todo o rosto, por que não passa protetor solar no contorno dos olhos? Esse é um passo importantíssimo da rotina de cuidados. Não existe filtro especialmente desenvolvido pra isso, então o lance é usar o normal mesmo. O importante é que não arda os olhos, mas muitos já são seguros e você pode confiar!

Aqui no CDD, a maior parte das nossas resenhas afirma se o protetor ardeu ou não a região dos olhos.

Palavra-chave: prevenção

Espero que você esteja terminando de ler esse post mais consciente sobre como cuidar da área dos olhos. Se rolou até aqui e prefere o formato de vídeo, sem problemas: tá aqui embaixo!

O post Como cuidar da área dos olhos? As melhores dicas! apareceu primeiro em Coisas De Diva – Resenhas sinceras e experiências da mulher adulta!.

Deixe uma resposta