Causas do nariz entupido – em Mulher de Corpo

Texto Romulo Osthues | Edição Cáren Nakashima  | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar



Nariz entupido

Nariz entupido indica doenças

Foto: Shutterstock

Autoexame: respire fundo (conseguiu?).

Alerta nariz entupido – “Obstruções nasais podem nos revelar problemas como rinite, rinossinusite, desvio de septo e hipertrofia da adenoide”, explica Norimar Dias, otorrinolaringologista do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp-Botucatu). A obstrução nasal é anormal, dificulta a respiração e estimula o uso da boca em vez do nariz para respirar. Durante a atividade física, pode levar ao cansaço mais rápido. Além destes problemas, o incômodo pode ser sinal de infecções virais ou bacterianas. “Secreções amareladas, esverdeadas e com mau cheiro não são normais e devem ser avaliadas pelo médico”, completa Norimar Dias.

É bom saber: o modo correto de respirar é pelo nariz, pois é ao passar pelas fossas nasais que o ar se purifica, é aquecido e umidificado, chegando aos pulmões em melhores condições.

O que fazer: a limpeza correta do nariz pode afastar o mal. Se persistir, marque uma consulta. Use soro fisiológico a 9% amornado, removendo toda a crosta. Para saber se há algum problema com você, respire tranquilamente pelo nariz e perceba se isso lhe causa desconforto, se sente necessidade de abrir a boca para respirar. À noite, peça para alguém observar como é o seu sono. Roncos e respiração constante pela boca também podem indicar anormalidades.

*Lembre-se: pelo bem da sua saúde, é imprescindível a opinião de um médico para a realização do diagnóstico preciso

Revista Corpo a Corpo | Ed. 311

O artigo Causas do nariz entupido – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/causas-do-nariz-entupido/7529

Deixe uma resposta