Carnaval: aprenda a sambar na academia – em Treino na academia

Para fazer bonito no carnaval, nada melhor do que umas boas aulas de samba antes da folia

Reportagem: Caroline Randmer/ Fotos: Caio Mello



aula de samba na academia

Uma hora de aula detona até 500 calorias, graças ao ritmo
acelerado da dança.
Foto: Caio Mello

A maior festa do Brasil está chegando: em fevereiro o País será invadido por música, fantasias e muita dança. E a celebração é tão envolvente, que já deve ter despertado, uma vez ou outra, sua vontade de desfilar com as escolas de samba. Mas saiba que atravessar a avenida com graça e alegria não é brincadeira. É preciso muita preparação física para encarar o desafio. Sabendo disso, a unidade Butantã da rede de academias Runner (SP) disponibiliza uma aula para ajudar você a realizar esse sonho. “O repertório contempla desde o samba da moda até o mais nostálgico. O resultado é a versão carnavalesca”, conta Milene Rodrigues, responsável pela criação da aula Samba no Pé. Além disso, as alunas aprendem a didática e a estrutura de cada movimento, o que deixa tudo mais fácil.

Um show de aula

A ideia é vestir a camisa — ou o brilho, no caso. “As participantes estão sempre produzidas, com saias de franja e blusas douradas”, conta Milene Rodrigues. O mesmo vale para o salto: é importante lembrar que ninguém desfila de tênis, portanto, a sandália é essencial dentro da sala.
Para desenvolver o condicionamento físico de quem quer sair com o bloco é indicado dançar em cima de 7 ou 12 centímetros de altura — como os movimentos são focados no deslizamento, as articulações não sofrem impacto algum. A atividade exige mais das pernas e dos glúteos. Aí, com o peso do corpo projetado para frente, os joelhos e os tornozelos se livram de qualquer risco. E, claro, para manter o equilíbrio, a coluna e o abdome entram em ação — postura sempre reta e barriga contraída a mantêm de pé.

Corpo em festa

Suar a camisa no mês que antecede o carnaval, além de prepará-la para desfilar com o bloco, faz maravilhas pela sua saúde.
Para começo de conversa você queima até 500 calorias cada vez que sobe no salto. A aula também tonifica todos os músculos da perna, que trabalha em um ritmo acelerado para viabilizar os passos. Isso sem falar das contrações realizadas pelo abdome e pelos glúteos, que deixam essas regiões bem definidas. E se essa lista não fosse suficiente, a atividade ainda é um ótimo exercício cardiovascular. “Para ajudar o coração, a panturrilha se transforma em uma espécie de bomba muscular, criando uma pressão que impulsiona o sangue de volta para o órgão”, explica Milene Rodrigues. Agora não tem mais desculpa. Prepare-se e vá desfilar.


Ficha do treino

As alunas devem marcar presença na sala de aula entre duas e três vezes por semana. Essa frequência garante a resistência física e dá tempo para os músculos se acostumarem ao esforço. Para não sobrecarregar nenhuma parte do corpo, o treino começa e termina com alongamentos e aquecimentos específicos para cada área da musculatura. Se você não tem problemas do coração, a aula está mais do que liberada. Mas antes de partir para o samba, converse com seu personal trainer ou com os profissionais da academia, só para garantir que sua saúde está em dia.

O calçado ideal 

Prefira um sapato com salto de, no mínimo, 2 centímetros de espessura e com plataforma na parte da frente para compensar a altura. Também é aconselhável o uso de modelos com fivelas acima do tornozelo. “Sempre compro um número maior para não comprimir os dedos do pé. Nesse caso, é imperativo deixá-lo bem preso na perna para que não escorregue”, recomenda a professora. Já quem quer dançar para torrar calorias ou aprender alguns passinhos, não precisa se preocupar tanto com o calçado. Mas lembre-se que o solado dos tênis comuns cria atrito com o chão, ou seja, breca os movimentos. Por isso, escolha um sapato especial para dança, que possibilite que você deslize com naturalidade. 

 

O artigo Carnaval: aprenda a sambar na academia – em Treino na academia
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/fitness/treino-na-academia/carnaval-aprenda-a-sambar-na-academia/3274

Deixe uma resposta