Caminhadas regulares reduzem progresso de demência em idosos, diz estudo

Veja a matéria completa sobre Caminhadas regulares reduzem progresso de demência em idosos, diz estudo e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

Idosos devem investir em exercícios aeróbicos para combater o risco de demência. Pesquisadores observaram que mulheres cuja capacidade intelectual foi afetada pela idade tiveram aumento de memória com a prática de caminhadas regulares. O resultado pode ser percebido em apenas seis meses.

Getty Images

No estudo, realizado por pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, também foi observado o aumento do volume do hipocampo, área do cérebro relacionada com a linguagem verbal e memória.

O resultado, no entanto, surpreendeu os pesquisadores. Teresa Liu-Ambrose, autora da pesquisa, explica que aquelas que demonstraram ganhos maiores no volume do hipocampo, também foram as que tiveram menor desempenho da memória.

Leia também:

Café faz bem para a memória, diz estudo

“Foi uma descoberta desconcertante. Esta análise sugere que a relação entre a estrutura e o comportamento do cérebro é complexa e são necessárias mais pesquisas para explorar esta relação”, diz.

O estudo analisou ao todo 86 mulheres entre 70 e 80 anos . Elas foram distribuídas em três grupos com três diferentes treinos aeróbicos de uma hora duas vezes por semana. Um grupo realizou caminhadas rápidas; outro fez treinamento de resistência, como agachamentos e atividades com pesos; e o terceiro praticou exercícios de equilíbrio e tonificação muscular meses. As mulheres que fizeram caminhadas em ritmo moderado rápido apresentaram o melhor desempenho de memória.

“Atualmente não há nenhum tratamento eficaz para comprometimento cognitivo e demência. Os benefícios do exercício tanto para a saúde, quanto para o desempenho cognitivo, parecem ser uma estratégia eficaz”, disse Teresa.

O artigo Caminhadas regulares reduzem progresso de demência em idosos, diz estudo foi originalmente publicado em http://saude.ig.com.br/minhasaude/2014-04-12/caminhadas-regulares-aumentam-a-memoria-de-idosos-diz-estudo.html

Deixe uma resposta