Cabelo Danificado, O que Fazer?

A matéria Cabelo Danificado, O que Fazer? você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.


Aparentemente estou em uma briga com outras blogueiras que clamam que cabelo danificado pode ser restaurado e segundo elas, eu estou as atacando por acreditar no contrário. Eu estou cansada dessa história e estou nessa briga sem nem mesmo saber… É impressionante como mulheres ás vezes se dedicam piamente a serem hostis, agindo como terríveis vilãs de novelas, por coisas banais. Eu adoraria que existisse mais camaradagem entre mulheres e na blogosfera brasileira, mas graças a estes acontecimentos recentes, minha esperança nisso anda um pouco enfraquecida.

 

Enfim, não quero que isso seja uma resposta à ataques que venho recebendo, quero apenas esclarecer alguns pontos que já fiz anteriormente aqui no PB e que estão sendo retrucados com argumentos mal embasados e até ignorantes.

  • Cabelo pode ou não pode ser reparado? No meu artigo sobre o cronograma, eu expliquei claramente que a restauração dos fios pode ocorrer, mas não muito bem, devido ao fato do cabelo não possuir bioatividade. Você pode depositar queratina, enxofre e cisteína sobre os fios, que podem até chegar ao córtex caso as cutículas estejam bem abertas (ou seja, bem danificadas), mas essas substâncias só preenchem os buracos nos fios sem ter nenhuma ação estauradora, não movem e saem após cerca de 5 lavadas.
  • Qual é a solução definitiva para cabelos danificados? Não há uma solução definitiva, quem tem cabelos danificados (quase todo mundo), tem que ser tornar escravo de produtos que agem de forma paliativa, ou seja momentânea. Você pode usar certos shampoos que causam menos danos (shampoos sem sulfatos), máscaras e cremes que hidratam e tratamentos que depositam queratina e aminoácidos nos fios.
  • Mas você disse que cabelo é tecido morto e não há nada que podemos fazer sobre isso… É impressionante como ignorância se espalha como fogo de palha pela intenet afora… se eu achasse que não há nada que possa ser feito eu não daria dicas de hidratações e tratamentos com ácidos e queratina. O que disse é que não tem jeito de ressuscitar o fio, que sempre foi morto, nem pai de santo dá jeito – é morto sim, mas nós podemos protegê-lo e hidratá-lo para melhorar sua textura e condição geral.
  • Cisteína conserta o fios danificados? Cisteína é um aminoácido existente nos fios, mais precisamente é um componente da queratina, juntamente com cistina e metionina conectados por ligações dissulfureto. Devido ao fato de ser uma aminoácido e por conter moléculas menores do que a queratina em si, cisteína pode preencher as falhas no córtex dos fios, mas cisteína aplicada sobre os fios não reage bioativamente proporcionando efeito temporário, por isso escovas progressivas com cisteína duram apenas cerca de 2 meses, após um tempo o cabelo volta a seu estado anterior.
  • Ah, mas eu vi testes em laboratório da Loreal ou da empresa tal e eles provaram que os fios se reparam sim! Sempre desconfie de testes bancados por empresas de cosméticos que querem te vender os produtos “testados” – um teste feito com 10 pessoas não prova nada, faça suas próprias pesquisas e veja estudos de vários cientistas sérios que não querem te vender nada.
  • O que realmente resgata os fios da melhor forma possível? Há certos ingredientes que tem uma capacidade melhor de reestruturar os fios, mesmo que temporariamente, o óleo de pequi é um deles e este é o óleo que sempre recomendo para hidratações em cabelos seriamente danificados e há também um ingrediente muito interessante, o isostearoyl lactilato, que age com a cisteína existente na queratina dos fios e pode causar melhoras significativas – eu prometo falar mais deste ingrediente em outro artigo futuramente.

O meu intuito é ajudar da melhor maneira possível, não estou aqui para tentar vender meu peixe, nem mesmo recomendar esta ou aquela marca. A proposta do site é mostrar com honestidade e transparência a eficácia de produtos de beleza, se eu acho que produtos caseiros e naturais funcionam melhor do que cremes comprados, vou te passar essas informações. Se acho que certos cremes caros comprados realmente valem o que custam, eu os indico também, sem problemas e explico sempre por que. O PB não recomenda algo que eu ou a Lô usamos e gostamos após a primeira ou segunda lavada, recomendamos pois sabemos que produto tal contém ingrediente tal que age desta forma e por isso promete o que cumpre.

Shampoo mais caro do mundo – U$299, se funcionasse recomendaria numa boa, mesmo com este precinho.

Não sei porque existe tanta hostilidade entre pessoas que no fim, querem chegar a um objetivo comum, acredito que muitos blogs e grupos querem realmente dividir experiências positivas que tiveram com produtos, mesmo que ás vezes, este seja o patrocinador do sorteio da semana. Eu sou muito cética e pragmática e é desta forma que conduzo meu blog. Seu shampoo de camomila russa e caviar ucraniano é milagroso? Se tem sulfatos ou outras porcarias, não há camomila ou caviar suficientes na falecida união soviética inteira que vão fazer que este shampoo preste. Aprendam como os ingredientes agem na sua pele e cabelo, informe-se e depois chegue ás suas próprias esclarecidas conclusões.

O artigo Cabelo Danificado, O que Fazer? foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/cabelo-danificado-o-que-fazer.html

Deixe uma resposta