Bolsa pesada pode causar danos à coluna – em Mulher de Corpo

Texto: Evelyn Cristine | Adaptação: Nahália Henrique



Bolsa pesada pode causar danos à coluna

Foto: Danilo Borges

Quem nunca ouviu falar que uma mulher prevenida vale por duas? Muita gente segue à risca esse ditado popular e carrega de tudo e um pouco mais na bolsa no dia a dia. O que inclui itens que são considerados indispensáveis em um momento de emergência ou, simplesmente, para manter a vaidade. Mas, você sabia que o excesso de precaução diariamente, pode trazer resultados desagradáveis para a saúde? Pois é, a bolsa pesada pode causar danos á coluna.

“As assimetrias são compensações para equilibrar os dois lados do corpo, causando lesões musculares e articulares. Diante disso, pode trazer danos aos pés, joelhos, quadris, ombros e até mesmo ao pescoço”, explica o fisioterapeuta Dr. Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC e sócio fundador da Sociedade Brasileira de Fisioterapia Esportiva- Sobrafe.

De acordo com o fisioterapeuta, essa compensação interna da coluna, é capaz de originar não apenas dores, mas também doenças. “Entre os problemas mais frequentes estão a lombalgia e a cervicalgia, sendo que ambos podem evoluir para danos ainda maiores e resultar em desgaste dos discos intervertebrados. Esse processo é denominado de discopatia degenerativa”, informa.

O artigo Bolsa pesada pode causar danos à coluna – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/bolsa-pesada-pode-causar-danos-a-coluna/6118

Deixe uma resposta