Biotina funciona? Tomei por quase um ano e olha só o que aconteceu…

Ano passado, estava comentando com a minha mãe sobre minhas unhas, que costumam ser fracas e quebrar com facilidade. Ela então me disse que tinha começado a tomar uma vitamina que estava ajudando bastante no fortalecimento não só das unhas, mas também dos cabelos, e eu fiquei curiosa para saber mais. Foi assim que decidi ver na prática se a tal da biotina funciona!

O que é biotina?

Biotina é a mesma coisa que vitamina B7. Ela é responsável pela formação de pele, unhas e cabelos, entre outras coisas! Pelo que li a respeito, trata-se de um composto que pode ser obtido por meio da própria alimentação. No entanto, a suplementação dessa vitamina do complexo B tem sido indicada para ajudar no fortalecimento das unhas, em especial, com evidências científicas de que funciona para tal finalidade.

Dá pra tomar sem supervisão médica?

Conversei com a dermatologista Marina Hayashida (tenho linha direta com ela, amo! hahahaha) para esclarecer essa dúvida. O que a doutora me explicou é que não há problema em suplementar. No entanto, existem raros casos em que a biotina desencadeia um quadro de acne na pele! Outro ponto importante é que, quando está no organismo, ela altera exames laboratoriais relacionados à tireoide (TSH e T4 Livre). Nesses casos, recomenda-se a suspensão do uso pelo menos uma semana antes da coleta.

Qual a dosagem da sua?

A que eu comprei se chama Untral (veja aqui) e vem em cápsulas de 2,5 mg. Tomei uma vez ao dia por quase um ano. De acordo com a bula, para o tratamento de unhas frágeis, o prazo mínimo para obtenção dos resultados é de 30 dias, sendo visível melhoria entre 3 e 6 meses de suplementação. Como a vitamina B7 é solúvel em água, seu excesso não fica armazenado no organismo – ele sai pelo sistema excretor, então não há risco de superdosagem.

Biotina funciona? Minha experiência!

Como comentei acima, meu foco era o fortalecimento das minhas unhas e a resposta – no meu caso – é que sim, biotina funciona!

Eu sempre tive as unhas das mãos frágeis, dessas que são finas que nem papel, descamam e quebram com facilidade. Reparei depois do primeiro mês de suplementação que elas aparentavam crescer mais rápido – o mesmo aconteceu com as dos pés, o que não é tão desejável, mas faz parte do processo, hahahaha!

Ainda assim, vez ou outra quebravam. Foi mais ou menos depois do terceiro mês que, de fato, senti o fortalecimento! Parece que as chances de lascarem ficaram menores porque fica claro que estão firmes, sabe? Juro, eu nunca tive as unhas tão duras na vida. Permaneceram inquebráveis? Não. Algumas raras vezes, aconteceu com uma ou outra.

No geral, fiquei satisfeitíssima! Pra mim, valeu a pena. No entanto, pra saber se a biotina funciona pro seu caso, creio eu que é só tomando por um tempo prolongado mesmo, do jeitinho que eu fiz, sabe?

O que acontece quando você para de tomar?

No meu caso, quando parei de tomar, mais ou menos em agosto desse ano, senti que as unhas deram uma enfraquecida novamente. Mas o engraçado é que agora, em outubro, já vejo que elas voltaram a crescer fortes. Vai entender, né? Talvez seja porque melhorei muito minha alimentação de um mês pra cá. Fato é que, por enquanto, não penso em voltar pra suplementação com biotina porque não vejo necessidade.

E a biotina para o cabelo?

Falando em termos de cabelo, não vi muita diferença – na época em que fiz a suplementação, já estava cheia de fios novos no contorno da testa e eles cresceram num ritmo normal, creio eu que nem mais fracos, nem mais fortes. Mas também não foi pra isso que comecei a tomar! Agora, se você está preocupada com a queda acentuada, sugiro que procure um dermatologista para entender direitinho o que está acontecendo! Muitas vezes, isso pode ser sinal de alguma questão específica do seu organismo, então é fundamental que um médico possa investigar.

Biotina engorda ou emagrece?

Dizer que biotina engorda ou que biotina emagrece é mito! Segundo a Dra. Marina Hayashida, não há interferência alguma nesse sentido, então pode ficar despreocupada!

Em vídeo

Quer mandar esse conteúdo pra uma amiga?

Basta clicar sobre os Stories acima, copiar o link e compartilhar!

O post Biotina funciona? Tomei por quase um ano e olha só o que aconteceu… apareceu primeiro em Coisas De Diva – Resenhas sinceras e experiências da mulher adulta!.

Deixe uma resposta