Benefícios das frutas diuréticas – em Nutrição

Por Rebecca Nogueira Cesar



Frutas diuréticas

Frutas diuréticas ajudam a perder peso

Foto: Danilo Borges

Frutas diuréticas são aquelas que ajudam a controlar a retenção de líquidos e, consequentemente, diminuem o inchaço do corpo. Elas também ajudam a perder peso, e são ótimas aliadas da dieta.

7 frutas diuréticas

Melão: Rico em potássio, possui grandes quantidades de água, sendo um grande diurético natural. O potássio e as fibras ajudam o organismo a absorver menos gordura, protegendo o coração. “Contém propriedades antioxidantes que protegem o organismo dos radicais livres e retardam o envelhecimento precoce”, explica a nutricionista Paula Castilho. Possui também ação cardioprotetora, equilibrando a pressão arterial.

Abacaxi: Com alto teor de potássio, manganês, magnésio e cálcio, é rico em vitaminas A e C, sendo um grande diurético. “Rica nos nutrientes que auxiliam no combate a retenção de líquidos, essa fruta ainda é rica em fibras que melhoram o funcionamento intestinal, diminuindo o inchaço abdominal.”, explica a nutricionista Isabel Andrade.  

Coco: A água de coco possui minerais, potássio e magnésio, que ajudam a eliminar líquidos. Também ajuda na recuperação de atletas.

Limão: Possui um grande efeito diurético. “Apesar da acidez, o limão não ataca o aparelho digestivo e possui uma ação cicatrizante, expectorante, antibactericida e desintoxicante. A fruta também possui enormes quantidades de vitamina C, potássio, manganês e fibras”, explica a nutróloga Ana Luisa Vilela.

Maçã: A fruta possui um alto teor de potássio e vitamina B6, sendo um diurético natural. “Seu alto teor de pectina, que forma as fibras das frutas cítricas, ajuda também a acelerar o trânsito intestinal”, ensina Paula.

Pera: Auxilia na eliminação de líquidos do organismo por ser rica em potássio, magnésio e água. A pectina, presente na fruta, acelera o funcionamento do intestino e controla o açúcar e o colesterol no sangue. “O consumo de três peras por dia ajuda na perda de peso graças à a ação diurética e baixa caloria da fruta (100 g contêm 59 calorias), o que melhora o funcionamento intestinal”, explica Castilho.

Melancia: A fruta possui muita água, sendo uma grande aliada da hidratação do corpo. Além de ser diurética, auxilia na prevenção do câncer.

*Especialistas consultadas: Paula Castilho, nutricionista da Sabor Integral Consultoria em Nutrição; Isabel Andrade, nutricionista da Venutri; Ana Luisa Vilela, médica nutróloga da Clínica Slim Form

O artigo Benefícios das frutas diuréticas – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/beneficios-das-frutas-diureticas/8782

Deixe uma resposta