Banho frio faz bem à pele? – em Pergunte ao especialista

Por Kelly Miyazato



Descubra porque o banho frio faz bem à pele
Foto: Danilo Borges

Sabemos que a proteção da pele é fundamental com os altos níveis nos índices de intensidade dos raios ultravioletas. Embora por outro lado, temperaturas acima dos 30ºC ajudam a esfriar a cabeça, na hora de tomar banho frio, não é verdade?

De acordo com Samantha Enande, dermatologista (SP), além da refrescância,  as temperaturas que variam de morna a fria são ideais e extremamente benéficas à saúde da tez. “O banho frio tem efeito vasoconstritor, ou seja, diminui a irrigação sanguínea e consequentemente inchaços, além disso, também evita a desidratação da pele“, afirma.

Samantha explica que ao optar pela água quente, ocorre a dilatação dos poros, principalmente da área do rosto, ao infiltrar calor externo na pele. “Portanto, ao sairmos de um banho mais frio, sofremos um processo inverso ao do banho quente. Os vasos se contraem durante o banho e dilatam quando saímos na temperatura ambiente. Com isso, a capacidade eliminadora da nossa pele atinge um nível máximo, eliminando as toxinas do sangue, permitindo, assim, uma higiene interna”, conclui.

 

*Agradecimentos à Samantha Enande, dermatologista.

 

O artigo Banho frio faz bem à pele? – em Pergunte ao especialista
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/pergunte-ao-especialista/banho-frio-faz-bem-a-pele/7699

Deixe uma resposta