Autocuidado: difusores e as funções de cada óleo na aromaterapia

[#item_full_content]

O autocuidado foi a pauta do momento nesse último ano. E por isso, nessa onda de cuidados individuais, o “spirit care” tem ganhado espaço em forma de busca de boas energias. E com isso, a aromaterapia tem ganhado ainda mais força. Esta é uma técnica que usa o aroma liberado pelos óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro.

Aromatizador Elétrico de Ambiente

Dizem que a técnica é estudada com a ideia de melhorar o bem-estar e até aliviar sintomas de ansiedade, insônia e depressão. Tudo que tivemos de sobra em 2020.

Para a fundadora da marca de cosméticos orgânicos Souvie, Caroline Villar, produtos que usam óleos essenciais vão ganhar ainda mais espaço no bem estar dos brasileiros. “Estudos apontam que os óleos essenciais tem efeito em várias dimensões, nos impactando emocional, mental e espiritual e fisicamente. Isso porque a aromaterapia impacta o sistema límbico do cérebro, ativando nossas emoções, sentimentos e até memórias”, explica a fundadora.

Mas lembre-se que o óleo essencial, aquele que é vendido em frascos pequenos, é um óleo puro, sem misturas. E por isso, vale dizer que os óleos essenciais não podem ser aplicados diretamente na pele, pois podem irritar o local e causar alergias. Leia a embalagem do óleo essencial e veja o que o fabricante recomenda. Caso você queira usá-lo como cosmético, a indicação é misturar uma ou 2 gotas do óleo essencial em seu hidratante ou em outro óleo vegetal.

No caso da aromaterapia com o uso de difusores, dilua uma ou duas gotas do óleo essencial em água.

A função de cada óleo na aromaterapia

Abaixo estão alguns usos dos óleos essenciais na aromaterapia segundo Caroline Villar.

Basílico ou Manjericão – Por ter um aroma suave, o basílico possui propriedades calmantes e relaxantes. Assim contribuindo para uma melhora em inconstâncias de humor, ansiedade e depressão.

Alecrim – Ele tem poder revigorante e estimulante, ao mesmo tempo que ajuda a relaxar. Assim, melhora na velocidade e na precisão de tarefas mentais.

Capim-Limão – O óleo diminui a ansiedade e a tensão. É ideal para aliviar momentos estressantes.

Lavanda – O óleo de lavanda é calmante e estimula o sono, além de aliviar dores de cabeça, nervosismo e ansiedade.

Esses são alguns dos óleos essenciais que estão na minha lista de desejos do momento. Clique para ver na loja.


Turn on your JavaScript to view content

Veja também tudo sobre as propriedade do óleo de melaleuca (tea tree).

Aromatizador elétrico de ambientes

Para usar os óleos essenciais, é interessante ter algum difusor ou aromatizador de ambientes.

Para usar coloque água no compartimento e 2 ou 3 gotas de óleo essencial do seu gosto. Depois é só ligar e pronto. O ambiente vai ficar cheirosinho enquanto o aparelho estiver ligado. Eu acho que 3 gotas de óleo são mais que suficientes para o aroma ficar bem forte.

O modelo que eu tenho, que infelizmente não é mais vendido na loja, possibilita escolher o tanto de tempo que vai ficar ligado e também a cor das luzes que podem acompanhar o momento. É super gostoso para o momento de spa caseiro ou de relaxamento.

Abaixo estão alguns modelos semelhantes ao meu que podemos comprar online.


Turn on your JavaScript to view content

Não confunda óleo essencial com óleo facial, saiba tudo sobre óleos na rotina de skincare aqui.

O post Autocuidado: difusores e as funções de cada óleo na aromaterapia apareceu primeiro em Coisas De Diva – Resenhas sinceras e experiências da mulher adulta!.

Deixe uma resposta