Argila branca: benefícios e como incluí-la no seu skincare

A argila branca é um dos mais conhecidos produtos de cuidados com a pele. Ela pode ser usada para fazer máscaras faciais e traz uma série de benefícios. Além disso, a argila não costuma ser cara, é fácil de usar e é natural. Vamos ver mais sobre ela nesse post?

Argila Branca: benefícios

A argila branca que a gente usa na pele, que vem em pó, nada mais é do que um produto composto de pequenas partículas de silicato. Nesse caso específico, ela tem também alumínio. Dentre todas as argilas disponíveis, a branca está entre as mais leves, já que tem pH próximo ao da nossa pele. Ou seja, ela pode ser usada em todos os tipos de pele, inclusive as sensíveis.

Ela promete revitalizar a pele, ajudar a clarear manchas, suavizar e cicatrizar, além de ajudar a reduzir inflamações. Ajuda também a renovar a pele, já que faz uma leve esfoliação. Ela também remove a oleosidade sem desidratar e absorve toxinas e impurezas.

Argila Branca: como usar

Para usar argila branca na pele, o procedimento é sempre o mesmo. Você mistura a argila com alguma coisa até ela virar uma pastinha. Esse ‘alguma coisa’ pode ser água mineral, água termal, hidrolato e pode incluir também algumas gotinhas de óleos essenciais. Tudo vai depender do que você tem em casa, das necessidades da sua pele e da sua vontade de querer ser alquimista das argilas (haha). A verdade é que existem inúmeras combinações possíveis!

A que eu costumo fazer é bem simples, mas bem eficaz pra mim. Misturo uma colher de sopa bem cheia de argila branca com um pouco de água termal, aplico a pasta no rosto limpo e seco e deixo uns 20 minutos.

Se, depois de aplicada na pele, eu notar que a argila está secando muito rápido e esfarelando, eu borrifo mais um pouco de água termal por cima. Depois disso, enxáguo normalmente com água e fim.

Argila e óleos essenciais

Se você quiser incrementar sua máscara com óleos essenciais, você pode procurar aquele que se adequa mais ao que você precisa. Para usar, você prepara a máscara da mesma forma, mas adiciona algumas gotinhas do óleo (não exagere, duas ou três são suficientes) junto e mistura. Os óleos essenciais que são mais facilmente encontrados – e usados para isso – costumam ser os de lavanda (acalma e relaxa a pele), capim limão (bom para diminuir a oleosidade da pele), palmarosa (tem ação clareadora), melaleuca (bom para peles com acne, já que tem poder cicatrizante e antisséptico).

Você também pode misturar mais de um óleo – se sua pele está sensível por conta de algumas espinhas inesperadas, você pode misturar algumas gotinhas do óleo de lavanda e algumas do de melaleuca, por exemplo. Além desses que eu citei, existem muitos outros óleos essenciais e garanto que algum deles vai se encaixar nas necessidades da sua pele.

Mas é importante frisar: óleo essencial jamais deve ser usado puro na pele, ok?

Benefícios

Acho que deixa a pele mais bonita, com mais viço e menos irritada. Isso porque a argila branca é reconhecidamente um ativo calmante para a pele. Além disso, ao remover o produto do rosto com água, você acaba fazendo também uma leve esfoliação. Isso ajuda a remover as células mortas e deixar a pele macia e renovada.

Eu costumo fazer essa máscara uma ou duas vezes por semana, depende da necessidade da minha pele ou da minha disponibilidade. As máscaras podem ser feitas em todo tipo de pele.

Aliás, você sabia que dá para fazer máscara de argila também no couro cabeludo? Pois é, couro cabeludo também é pele – e eu explico melhor aqui.

Argila Branca: onde comprar

Dá para encontrar argila branca em pó com facilidade em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e sites (assim como os óleos essenciais). Muitas casas de produtos naturais vendem argila à granel, o que pode ser ótimo para experimentar vários tipos – mas é importante ficar de olho na qualidade do produto. Escolha lojas confiáveis e observe para ver se a argila é bem fininha. Se estiver muito empelotada, pode ter ficado úmida, o que não é recomendado.

Você pode também comprar pacotes fechados de argila pura – o que eu recomendo mais, assim você garante que ela está fresquinha. Entre as boas opções, estão a da Hidramais, Elemento Mineral e Cativa Natureza. A que eu usei no post e uma das minhas favoritas é a da Cativa, que é muito fininha

Para quem preferir comprar as versões já prontas (ou seja, que você já aplica diretamente no rosto, sem precisar misturar), há uma série de boas versões no mercado. Gosto muito dessa dessa da Quintal, por exemplo. Tem também da Darrow e Natura.

E as outras argilas? Bom, dá para encontrar uma série de argilas de diferentes cores. Aqui eu falo um pouco sobre isso. Se sua pele é oleosa, a argila verde é uma ótima opção.

O post Argila branca: benefícios e como incluí-la no seu skincare apareceu primeiro em Coisas De Diva – Resenhas sinceras e experiências da mulher adulta!.

Deixe uma resposta