Aprenda a controlar a alimentação após parar de fumar – em Nutrição

Reportagem: Monique Zagari Garcia



controlar-alimentacao-apos-parar-fumar

Uma alimentação balanceada com o consumo de legumes e
vegetais ajuda na manutenção do peso após parar de fumar
Foto: Danilo Borges 

Largar o cigarro de vez é um grande passo em direção a uma vida saudável, mas também é preciso saber lidar com os obstáculos de ser uma ex-fumante, que muitas vezes adotam hábitos alimentares descontrolados e compulsivos devido à ansiedade. O resultado é o aumento de peso, pesadelo de muitas mulheres.

Segundo a Dra. Danila Celi Zanoni, nutricionista do Hospital e Maternidade São Luiz (SP), independentemente dos motivos que estão por trás da opção de parar de fumar, é certo que habitualmente aconteça um ligeiro ou significativo aumento de peso que pode representar de 3 a 12 kg. Isso acontece porque, enquanto fumante, a nicotina, além de acelerar o metabolismo, também diminui o apetite a altera o paladar e olfato. Quando se deixa de fumar, o paladar melhora consequentemente o olfato e os alimentos tornam-se mais apetecíveis. Além disso, o metabolismo diminui e mesmo que comamos a mesma quantidade de antes podemos começar a engordar.


Para o nutrólogo André Veinert, especialista em emagrecimento pela Clínica Heath Me Gerenciamento de Perda de Peso (SP), as substâncias liberadas pelo cigarro agem em nosso cérebro liberando algumas substâncias chamadas neurotransmissores. Eles são responsáveis pela sensação de bem estarbom humor e atenção. Quando o indivíduo para de fumar, nosso organismo (já dependente dessas substâncias) traz os efeitos da falta desses neurotransmissores. Isso faz com que a pessoa fique mais irritadamal humorada e ansiosa. Alimentos como o chocolate, por exemplo, também possuem substâncias que agem sobre os neurotransmissores, trazendo de novo a sensação de bem estar do cigarro. Por isso, as pessoas passam a consumir alimentos no lugar do cigarro, aumentando a ingestão de calorias diárias e ganhando peso.

 

O artigo Aprenda a controlar a alimentação após parar de fumar – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/aprenda-a-controlar-a-alimentacao-apos-parar-de-fumar/3122

Deixe uma resposta