Aprenda a barrar o mau humor e a preguiça no horário de verão

Veja a matéria completa sobre Aprenda a barrar o mau humor e a preguiça no horário de verão e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

Getty Images

Ao adiantar uma hora os ponteiros dos relógios, o corpo humano pode sofrer alterações hormonais que influenciam diretamente no humor, cansaço e na preguiça. O motivo, explica o fisiologista Edson Bittar, é porque a produção de melatonina e de cortisol “enlouquecem”.

Veja sucos que fazem acordar e dormir

A melatonina, também chamada de hormônio do sono, é produzida nas horas de descanso. O fato de dormir uma hora a menos repercute nas reservas corpóreas da substância. Uma reação é o aumento da produção de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, e por isso o humor também é afetado nos primeiros dias de vigência do horário de verão.

Faça o teste: qual seu estilo de sono? 

“Diferentemente de um relógio mecânico, o relógio biológico não é tão simples como dar uma volta no ponteiro”, afirma Bittar. “Nosso relógio interno é sincronizados com os relógios externos e com a luz do dia. O horário de verão provoca uma desarmonia e algumas pessoas sentem os efeitos. A interação com áreas do sistema nervoso influencia na produção de melatonina e cortisol.”

Por isso, a nutricionista Marina Capella orienta como sofrer menos com a mudança dos ponteiros do relógio externo. A dieta é tida como peça-chave neste processo e o segredo é apostar em alimentos que facilitam a produção do hormônio do sono. “A síntese da melatonina inicia com a serotonina. Os níveis de serotonina no cérebro estão relacionados com a ingestão alimentar de triptofano (aminoácido) e de carboidratos. Ácido fólico, vitamina B6 e magnésio também são essenciais nesse processo de síntese de serotonina”, diz.

Veja quais são eles


Já o endocrinologista Alfredo Cury, proprietário do Spa Posse do Corpo, orienta quais hábitos ajudam neste processo. Segundo ele, o ideal é:.

– Deitar e levantar nos mesmos horários em que está acostumado. Não se deve aumentar o tempo de sono por conta da mudança;

– Durma de janelas abertas, nos primeiros dias do horário de verão, para que o corpo se acostume a acordar com a claridade;

– Tome bastante líquido, como sucos naturais e água de coco. A desidratação compromete a qualidade do sono e deixa mais difícil dormir ou acordar

Veja também: o poder das bebidas quentes para o sono

O artigo Aprenda a barrar o mau humor e a preguiça no horário de verão foi originalmente publicado em http://saude.ig.com.br/alimentacao-bemestar/2012-10-20/aprenda-a-barrar-o-mau-humor-e-a-preguica-no-horario-de-verao.html

Deixe uma resposta