Anvisa registra vacina inédita para gripe no Brasil

Veja a matéria completa sobre Anvisa registra vacina inédita para gripe no Brasil e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

Futura Press

A Anvisa aprovou, nesta segunda-feira (3/11), o registro de uma nova vacina influenza ainda inédita no País, a vacina influenza tetravalente (fragmentada, inativada). Com isso, pacientes e médicos terão uma nova opção de prevenção contra a gripe a partir do momento que a vacina chegar ao mercado.

As atuais vacinas influenza registradas na Anvisa e utilizadas na vacinação contra a gripe no Brasil são trivalentes, ou seja, imunizam contra três cepas de vírus influenza: dois tipos de cepa A e um tipo de cepa B. Já a vacina tetravalente (fragmentada, inativada) é composta por dois tipos de cepas do vírus influenza B, adicionalmente às cepas influenza A.

Entenda: Perguntas e respostas sobre vacina contra a gripe

A composição da vacina é recomendada anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. Dessa forma, a cada ano, a vacina da gripe é modificada no intuito de proteger contra os tipos mais comuns de vírus naquela época.

Aprenda: É gripe ou resfriado? Cinco dicas para diferenciar uma coisa da outra

A vacina influenza tetravalente (fragmentada, inativada) é indicada para imunização ativa de adultos e crianças acima de 3 anos.

Veja alimentos que previnem a gripe:

Probióticos: iogurtes e leites fermentados têm microorganismos que fortalecem o sistema imunológico. Foto: Getty ImagesAlho: fonte de alicina, estimula a resposta imunológica. Foto: Getty ImagesGeleia real: estimula o sistema imunológico, combatendo infecções por vírus e bactérias.. Foto: Thinkstock/Getty ImagesChá branco: rico em catequina, poderoso antioxidante. A substância ainda fortalece o sistema imunológico. Foto: Thinkstock/Getty ImagesPólen: rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na formação de anticorpos, fortalecendo o organismo. Foto: Thinkstock/Getty ImagesFrutas cítricas, como o limão.... Foto: Getty Images... laranja.... Foto: Getty Images... e toda a variedade. Elas são clássicas no reforço à imunidade, graças à alta concentração de vitamina C. Foto: Getty ImagesAcerola: riquíssima em vitamina C (30 a 50 vezes mais que a laranja), que age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência. Foto: Getty ImagesGengibre: é expectorante, reduz a inflamação e a dor.. Foto: Getty ImagesChá-verde: também é rico em catequina, antioxidante poderoso. Foto: Thinkstock/Getty ImagesCogumelo shitake: contém lentinana, substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo. Foto: Thinkstock/Getty ImagesTomate: fonte de betacaroteno, ajuda as células imunitárias. Foto: Getty ImagesÓleo de coco: rico em ácido láurico e caprílico, possui atividade antiviral e antibacteriana. Foto: Thinkstock/Getty ImagesCenoura: o betacaroteno presente na cenoura atua contra infecções. Foto: Getty ImagesCouve: essas folhas verde-escuras têm antioxidantes fundamentais para manter a imunidade em alta. Foto: Getty ImagesMel: contém substâncias que agem como antibióticos naturais. Eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados. Pode ser coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Foto: Thinkstock Photos

O artigo Anvisa registra vacina inédita para gripe no Brasil foi originalmente publicado em http://ig.saude.feedsportal.com/c/33518/f/637141/s/401e65b8/sc/14/l/0Lsaude0Big0N0Bbr0Cminhasaude0C20A140E110E0A30Canvisa0Eregistra0Evacina0Einedita0Epara0Egripe0Eno0Ebrasil0Bhtml/story01.htm

Deixe uma resposta