Anemia: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença – em Nutrição

Se você está sem apetite, pálida, fraca e cansada demais, pode estar com anemia. Conheça os sintomas da doença e saiba como tratar o problema

Reportagem: Carla Festucci



anemia

A anemia surge principalmente por deficiência de ferro, vitamina

B12 e ácido fólico no organismo

Foto: Shutterstock

Falta de apetite, palidez, fraqueza, cansaço. Se você está se sentindo assim, saiba que pode estar com anemia. “Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a anemia nutricional é a condição na qual o conteúdo de hemoglobina do sangue está abaixo dos valores considerados normais de acordo com a idade, o sexo, o estado fisiológico e a altura, sem considerar a causa da deficiência”, explica Ariane Machado Pereira, nutricionista da empresa Naturalis (SP).

De acordo com a especialista, a carência de ferro no organismo é a principal responsável pelas anemias nutricionais, afetando principalmente as crianças e as gestantes. Falta de vitamina B12 ou de ácido fólico, devido ao consumo insuficiente de nutrientes, e a uma dieta deficiente também podem desencadear o problema.

Aos sintomas da anemia nutricional somam-se ainda fadiga, palpitação, redução da função cognitiva (atenção, memória, raciocínio, percepção…), falta de sensibilidade nas extremidades. A doença pode também provocar glossite (inflamação ou infecção da língua), estomatite, disfagia (sensação de comida presa na garganta) e maior tendência a infecções.


Tratamento

Após verificar o tipo de anemia, deve-se buscar uma alimentação equilibrada, rica em alimentos que naturalmente possuem ferro, ácido fólico e vitamina B12, ou que sejam enriquecidos ou fortificados com estes nutrientes.

“A alimentação pode ainda ser complementada com suplementação, de acordo com as orientações do profissional de saúde, habilitado para auxiliar no caso, ou seja, médico ou nutricionista“, completa Ariane.

O artigo Anemia: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/anemia-conheca-os-sintomas-e-saiba-como-tratar-a-doenca/2248

Deixe uma resposta