Alternativa ao Cronograma – Tratamento para Cabelos muito Danificados

A matéria Alternativa ao Cronograma – Tratamento para Cabelos muito Danificados você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.


Como prometido, este artigo será sobre uma alternativa ao Cronograma Capilar, mas primeiro vamos fofocar um pouquinho! Bom, depois que escrevi o artigo explicando que o cronograma capilar não funciona exatamente como clamam por aí, fui contatada pela criadora do grupo no Facebook que se especializa no assunto. Dei uma passadinha por lá e fui recebida com mil pedras nas mãos de suas seguidoras. Eu fiquei sempre na minha explicando calmamente a minha posição e tal, expondo estudos e dados científicos.

Parecia estar tudo bem, porém hoje eu voltei por lá e comecei a falar de shampoos sem sulfatos, óleo de pequi e a dar outras dicas sobre como resgatar cabelos danificados, pois é isso que o pessoal que está lá realmente quer. E aparentemente, os administradores não gostaram disso e me baniram do grupo, além de mudá-lo para um grupo fechado que até ontem era aberto. Fiquei surpresa que uma diferença de opinião pudesse ter causado tanto rebuliço no grupo, uma das participantes veio até o PB me xingar sem nem mesmo ter lido o artigo! Outras diziam que ciência não sabe de nada e suas próprias experiências falavam mais alto do que pesquisas.

Achei muito engraçado que uma das participantes do grupo indagou confiante: Se shampoo com sulfato fosse tão ruim, por que ele existiria em 90% dos shampoos no mercado? Ela fez esta pergunta para desbancar meus argumentos, dava para notar pelo tom, mas daí quando eu ofereci minhas explicações e ofereci provas com links de estudo e tal, ela deu uma volta de 180 e começou a comentar que informação é muito importante e que ela iria agora usar shampoos sem sulfato.

Acho que se tivesse ficado por lá mais tempo iria converter muita gente e por fim, fui banida! (RISOS) – Parece até coisa de igreja… Enfim, não é que o cronograma não tenha seus méritos, tem sim, mas enfatizo que a parte de nutrição não funciona, pois cabelo é tecido morto e não come, e além disso a parte de reconstrução não funciona tão bem quanto os marqueteiros querem que nós acreditemos.

A VERDADE SOBRE A INDÚSTRIA

A indústria bilionária de produtos para cabelos, lideradas pela L’oreal (dona da Kerastase, Matrix, Garnier, La Roche Posay, Vichy, Redken, Mizani, Shu Uemura e mais 28 marcas!) que controla quase 30% do mercado, gasta rios de dinheiro em pesquisa e desenvolvimento (R&D) e mais rios e rios de dinheiro em marketing. O intuito das empresas é ganhar lucros e não há nada de errado nisso.

No entanto, a maneira que esses lucros são adquiridos nesse nosso mundinho corporatista muitas vezes não é das mais corretas. Não vou colocar culpa em uma marca específica, nem mesmo na indústria, mas existe uma cultura de lavar os cabelos, especialmente no Brasil, país quente e étnico, que faz com que as empresas lucrem horrores.

Pode até parecer loucura ou teoria de conspiração, mas os sulfatos existem nos shampoos para dar aquela sensação de limpeza nos fios, que absorvem mais cremes após o uso deles, o problema é que sulfatos danificam os cabelos e os cremes NUNCA os reparam! A lógica é bem simples – quanto mais danificado seu cabelo, mais desesperada você irá ficar atrás de produtos que prometem resgatá-lo e assim as empresas lucram.

Eu sou capitalista, consumista ao extremo, mas eu me recuso a comprar coisas que vão me fazer mal! Acho que todo mundo pensa assim, não é possível! Então faça testes, pesquisas e se convença de uma vez por todas que sulfatos fazem muito mal aos cabelos e se já está cansada da ladainha aqui do PB, veja outras fontes como esta: http://revistapesquisa2.fapesp.br/?art=3292&bd=1&pg=1 que demonstra que cosméticos, em muitos casos, danificam os cabelos.

CABELO É TECIDO MORTO E NÃO SE REGENERA

Shampoos fortalecedores, máscaras regeneradoras, cremes pro vitaminas, ampolas de vitaminas não adiantam nada! O cronograma capilar fala muito em nutrir e reconstruir os cabelos, mas isso é impossível.

O QUE DANIFICA OS CABELOS

  • Shampoos com sulfato
  • Esfregar o cabelo com shampoo na água quente
  • Pentear ou escovar cabelos molhados
  • Secador e Chapinha
  • Relaxamentos
  • Alisamentos
  • Escovas Progressivas, Inteligentes, Definitivas, etc
  • Queratina ou proteína em excesso

Quanto mais exposto o cabelo está às ações citadas acima, mais vulnerável ele fica. Primeiramente as cutículas se abrem e se separam, fazendo com que a camada mais externa dos fios fique cheia de buracos e fissuras. Com a abertura das cutículas, o shampoo e água conseguem penetrar o córtex do cabelo e assim os feixes de queratina nessa parte se separam e o fio perde a sua estrutura, ficando mais áspero, sem brilho, com pontas duplas e consequentemente com o aspecto elástico.

MAS MUITAS FAZEM O CRONOGRAMA E O CABELO MELHORA SIM!

Pode melhorar, sem dúvida, mas saiba que os efeitos são temporários e há outras formas de tratamento que podem fazer com que seu cabelo melhore bem mais! Ao invés de de Hidratação – Nutrição – Reconstrução, como diz o cronograma, cabelo precisa de Hidratação – Proteção, algo bem mais simples.

Você pode também usar ácidos para alterar a estrutura do fio de forma gradativa, minimizando danos, como por exemplo usando ácidos lácticos e glicólicos.

Reconstrução dos fios funciona apenas de forma temporária e parcial e deve ser feita semanalmente, após a aplicação de ácidos.

Cabelos devem ser lavados suavemente, você nunca deve esfregá-los vigorosamente e NUNCA, NUNCA deve usar algo que faça espuma (com sulfatos), pois isso acaba com as cutículas e consequentemente com a estrutura dos fios.

ALTERNATIVA AO CRONOGRAMA – Hidratação e Proteção

Uma vez por semana, faça uma máscara com creme de leite, açúcar e abacate. O ácido láctico (creme de leite), ácido glicólico (açúcar) e ácidos graxos do abacate penetram o córtex e têm a capacidade de realinhar os fios de forma gradual, sem danificá-los. Misture 4 colheres de sopa de creme de leite, 2 colheres de sopa de abacate amassado e 1 colher de sopa de açúcar, bata no liquidificador.

Deixe a máscara agir por 2 horas no cabelo seco, sem lavar e enxágue com água morna. Aplique em seguida uma mistura de óleo, ceramidas e queratina. Para cabelos muito danificados use óleo de pequi (que é capaz de conectar ligas e pode agir desta forma no córtex), mas você pode usar qualquer óleo – óleo de coco, óleo de abacate, óleo de argan, azeite de oliva, etc. Misture 2 colheres de sopa de óleo, meia ampola de ceramidas e 1 colher de sopa de queratina (pode ser em creme, gel ou líquida).

Deixe a mistura acima agir por 2 horas ou a noite toda se puder, coloque uma touca plástica na cabeça. Em seguida lave os cabelos com shampoo sem sulfato, sem esfregar em água morna, quase fria e passe condicionador e enxágue com água e no último enxague use vinagre e água para neutralizar o pH do cabelo.

LAVE OS CABELOS SEM DANIFICÁ-LOS

No resto da semana, tente não lavar muito o cabelo. Sabe qual é o melhor óleo para o cabelo? O próprio sebo das glândulas capilares que são produzidos para hidratar os fios e se você não usar shampoo com sulfatos, essas glândulas produzem a quantidade exata que os fios capilares precisam para ficarem saudáveis. Ao lavar seu cabelo demais ou com shampoos transparentes, mais óleo seu couro cabeludo irá produzir para compensar e assim seu cabelo fica ensebado e oleoso.

Lave os cabelos com shampoo sem sulfato ou com condicionador de limpeza no máximo 3 vezes por semana! Após lavar use óleos e silicones como leave-in nos cabelos secos.

Tente sempre deixar os cabelos secar ao ar livre e nunca penteie ou escove cabelos molhados, apenas desembarace as pontas com um pente de dentes largos ao sair do banho.

No início, você pode achar que seu cabelo está ensebado e sujo, mas aos poucos, ele produzirá menos óleo e se normatizará. E o que é melhor, seu cabelo ficará mais saudável e protegido.

O artigo Alternativa ao Cronograma – Tratamento para Cabelos muito Danificados foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/alternativa-ao-cronograma-tratamento-para-cabelos-muito-danificados.html

Deixe uma resposta