Alimentos ricos em glutamato ajudam a perder peso – em Nutrição

Você sabia que alimentos ricos em glutamato evitam o consumo de alimentos calóricos? Saiba como incluí-los no cardápio e tenha uma ajudinha extra no processo de perda de peso

Texto: Helô Oliveira | Adaptação: Nathália Henrique



Alimentos ricos em glutamato a perder de peso

Foto: Shutterstock

Um novíssimo estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition afirma que o consumo de alimentos ricos em glutamato pode evitar o ataque a guloseimas e o consequente aumento de peso.

Diversas pesquisas estão sendo realizadas sobre o tema. Em uma delas, indivíduos que ingeriram glutamato 15 minutos antes de consumirem snacks perceberam uma melhora na compulsão por comidas calóricas. O principal motivo está relacionado à presença de receptores para glutamato no estômago e no intestino. Ao ser reconhecido por esses receptores, ele envia uma mensagem de saciedade ao cérebro”, explica Hellen Maluly, doutora em Ciência dos Alimentos pela Unicamp (SP).

O aminoácido é responsável por dar o gosto umami aos alimentos – o quinto percebido pelo paladar humano, acompanhado de amargo, doce, azedo e salgado. Para incluí-lo no cardápio sem causar danos à dieta, aposte em tomate, ervilha, milho, aspargo e cogumelo, ricos na substância e pobres em calorias.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 317

O artigo Alimentos ricos em glutamato ajudam a perder peso – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/alimentos-ricos-em-glutamato-ajudam-a-perder-peso/8696

Deixe uma resposta