Alerta: lentes de contato decorativas podem danificar os olhos

Veja a matéria completa sobre Alerta: lentes de contato decorativas podem danificar os olhos e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

Getty Images

Usar lentes de contato decorativas – aquelas que fazem seus olhos parecem com as de criaturas como vampiros ou lobisomens – é uma má idéia e pode danificar os olhos.

Muitas pessoas usam lentes de contato decorativas no Halloween, mesmo sabendo que elas podem causar infecções oculares graves e perda de visão. “Não há apenas um tipo d elente de contato que sirva para todas as pessoas”, diz Randall Fuerst, presidente da Associação Americana de Optometria.

Siga o iG Saúde no Twitter

“Os consumidores que compram lentes ilegalmente, sem receita médica ou sem a consulta de um oftalmologista, colocam-se em risco para infecções bacterianas graves, reações alérgicas ou até mesmo danos significativos no funcionamento do olho, com o potencial de perda de visão irreversível”.

Pesquisa da Associação Americana de Optometria descobriu que 18% dos norte-americanos usam lentes de contato decorativa ou colorida. Destes, 28% disseram que compraram as lentes sem receita médica e de uma fonte que não seja um oftalmologista.

“As lentes de contato decorativas têm os mesmos riscos que as lentes de contato corretivas”, diz Fuerst. “Por isso, é importante que os consumidores obtenham uma receita e se familiarizarem com as informações disponíveis a partir de um oftalmologista para reduzir o risco de infecção.”

Leia mais:
Uso incorreto de lentes de contato pode causar cegueira

Lente de contato agora precisa de recomendação médica

Um exame médico adequado do olho e da visão assegura que as lentes de contato são adequadas para uma pessoa, que elas servem adequadamente e que o paciente saberá como cuidar das mesmas.

O artigo Alerta: lentes de contato decorativas podem danificar os olhos foi originalmente publicado em http://saude.ig.com.br/minhasaude/2012-10-31/alerta-lentes-de-contato-decorativas-podem-danificar-os-olhos.html

Deixe uma resposta