A matéria A hora certa de usar produtos de beleza nas crianças
você fica sabendo todos os detalhes aqui ou veja mais notícias em Dicas de Mulher.
Por mais que as meninas queiram usar a maquiagem das mães desde pequenas e os meninos encher o cabelo de gel, é preciso saber a hora certa de usar produtos de beleza nas crianças para evitar alergias ou problemas maiores. A pele e os cabelos das crianças são muito delicados e sensíveis, eles necessitam de cuidados específicos.
Confira uma lista com alguns itens que pode ou não ser usado nos seus filhos e a recomendação de idade ideal. Lembrando que os produtos infantis específicos para os pequenos deve ser sempre usados, pois são feitos especialmente para eles.
Xampu
O xampu é um produto de uso diário e deve ser usado sem restrições de idade, desde que seja somente o infantil, que são neutros e não causam alergias na criança. Os xampus neutros mantés o couro cabeludo sempre limpo e perfumado.
Condicionador
Para alguns adultos, o condicionador também é um produto de uso diário, já para as crianças, ele não é recomendado. Se necessário, é indicado usar somente em crianças com mais de dois meses de idade e apenas uma pouca quantidade nas pontas dos fios.
Desodorante
Não é indicado o uso de desodorante. Antes dos 10 anos de idade, as crianças não possuem as glândulas responsáveis pelos odores nas axilas. Mesmo a versão do desodorante sem perfume e álcool, ainda contém substâncias que podem causar irritações na pele sensível da criança. Para manter o seu filho sempre com um cheiro agradável, capriche na higiene e se preferir, aplique o perfume infantil. Lembrando o produto deve ser borrifado apenas na roupa da criança.
Sabonete infantil
Não há restrições, o sabonete infantil pode ser usado a partir dos primeiros dias de vida do bebê. Desde que seja infantil devido ao seu pH que deve ser em torno de 5,5 que é bem próximo ao da nossa pele, o produto pode ser tanto em barra como líquido.
Protetor solar
O protetor solar deve ser usado em crianças a partir dos 6 meses de vida. É preciso usar produtos específicos para crianças, com mínimo de filtros químicos em sua fórmula. O fator 30 é o mais indicado, a partir desse fator, além da proteção não compensar, há uma grande quantidade de produtos químidos. Reaplicar o protetor solar a cada 30 minutos, principalmente nos dias de sol intenso de verão quando a criança estiver na praia.
Maquiagem
A hora certa de usar a maquiagem é depois dos 7 anos de idade e se possível com produtos específicos para crianças, em pouca quantidade e que saiam com água facilmente. É bom evitar o uso da maquiagem nas meninas que adoram imitar as suas mães e usam os seus produtos. A maquiagem normal, principalmente, pode causar infecções e alergia na pele das crianças.
Esmalte
Além da maquiagem, as meninas já começam a gostar desde cedo dos esmaltes. É necessário evitar o uso desse produto antes dos 7 anos. O esmalte contém presença de solventes em sua composição que são bastante alergênicas e podem causar irritações e lesões na pele da criança. No caso da sua filha insistir, procure sempre esmaltes específicos para crianças ou solúveis em água, evitando alergias com esmaltes comuns nas crianças.
Perfume
Devido a pele sensível da criança, os perfumes podem causar irritação na pele, por isso evite ao máximo. Em outros casos, prefira as opções feitas especialmente para o público infantil, onde não contém álcool e nenhum corante, assim não há restrição de idade. O perfume infantil deve ser aplicado somente na roupa da criança, evite ao máximo borrifar na pele.
Gel de cabelo
O uso do gel de cabelo só não é indicado em bebês muito novos, nem usar diariamente e em muita quantidade. Evite o uso contínuo do gel nos fios, pois pode aumentar o acúmulo de gordura no couro cabeludo podendo ocasionar em coceiras, irritação e ressecamento dos cabelos.
Creme hidratante
O creme hidratante é recomendado para a criança que tem a pele muito seca, em caso de problemas na pele diagnosticado por médicos ou até mesmo em dias muito frios, onde o banho quente, a baixa temperatura e o vento contribuem com o ressecamento da pele. É recomendado somente usar produtos específicos para as crianças e para ser eficaz, sua aplicação na eple deve ser até três minutos após o banho do bebê.
Óleo de banho
O uso de óleo de banho na criança não é proibido, só é apenas desnecessário. Se quiser usar, os médicos recomendam após os três meses de idade, mas é preciso usar uma pequena quantidade. Se preferir, a partir dos primeiros dias de vida do bebê, é indicado fazer massagem para ajudar na remoção de caspas do couro cabeludo e limpeza do umbigo. O óleo de banho mais indicado para as crianças são aqueles que contém óleos vegetais.
O artigo A hora certa de usar produtos de beleza nas crianças
foi originalmente publicado em http://www.dicasdemulher.com.br/a-hora-certa-de-usar-produtos-de-beleza-nas-criancas/