A Água que Você Usa Pode Estar Danificando Seu Cabelo

A matéria A Água que Você Usa Pode Estar Danificando Seu Cabelo você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.


A Cler, leitora do PB que mora na Suíça, tem cabelos afro e está tendo sérios problemas devido ao fato de que a água que ela usa para tomar banho contém calcário e outras substâncias que causam danos à pele e cabelo. Isso é um problema muito comum, principalmente em países do hemisfério norte, que tratam sua água com minerais “duros”. Nos EUA eles se referem a isso como “hard water” e existem filtros para o chuveiro que ajudam a resolver este problema.

morena no chuveiro

No entanto, mesmo que a água de seu chuveiro não tenha calcário, a água estraga o cabelo. Cabelo precisa de hidratação, no entanto, em muitos casos, água pode danificar o cabelo e quanto mais danificado o cabelo, mais danos a água pode causar. Cabelos saudáveis absorvem cerca de 31% do seu peso de água quando submerso, cabelos danificados, por serem mais porosos, absorvem 50%!

filtro para o chuveiro

Consequentemente, os fios perdem sua força de tracção devido a água e ficam com o tempo, elásticos. Pentear os cabelos quando ainda estão molhados piora ainda mais a situação e causa quebra. Outro problema causado pela água, é que ela faz o córtex do fio de cabelo inchar e isso causa a gradual estafa das fibras capilares e eventual quebra dos fios.

Água tratada com minerais, geralmente carbonatos dos iões metálicos, cálcio e magnésio reage com sabonete e surfactantes causando resíduos que eventualmente formam uma camada escamosa sobre os fios e couro cabeludo. Isso leva o cabelo a ficar mais ressecado, pois óleos e condicionadores não conseguem penetrá-los e também causa a quebra dos fios, que ficam com as cutículas endurecidas por causa do resíduo.

Água tratada com cloro também danifica os cabelos, deixando-os mais ressecados, fragilizados, embaraçados e sem brilho.

Como Proteger Seu Cabelos dos Danos Causados pela Água

  • Lave seu cabelo com menos frequência – já falamos disso muito no PB, tente lavar seu cabelo cerca de 3 ou 4 vezes por semana no máximo.
  • Nunca usa shampoo com sulfatos (shampoos comuns) – mencionei acima como a água reage com surfactantes causando muitos danos ao cabelo, mais uma entre mil e uma razões para usar shampoos sem sulfato.
  • Use bicarbonato de sódio e vinagre como anti-resíduos – para combater os efeitos da água mineralizada, é preciso usar agentes quelantes (ácido acético, ácido cítrico, ácido glicólico, ácido salicílico, etc). Vinagre é uma ótima fonte de ácido acético e deve ser usado como anti-resíduo para remover a camada escamosa que se forma sobre o cabelo. Uma vez por semana, passe bicarbonato de sódio no couro cabeludo e nos fios, espalhando-os levemente, em seguida, enxágue o cabelo com uma mistura de vinagre e água (você pode usar suco de limão se preferir).
  • Use ácidos graxos para combater a estafa das fibras capilares – ácidos graxos em óleo de coco e óleo de abacate ajudam a combater o estresse dos fios causado pelo inchaço do córtex ao lavar, use esses óleos no cabelo seco diariamente ao penteá-lo.
  • Use bastante condicionador ao lavar o cabelo – a regra é usar pouco shampoo e apenas no couro cabeludo e seguir com uma grande quantidade de condicionador para alinhar as cutículas dos fios ainda no banho.
  • Desembarace os fios ainda no chuveiro com os dedos – use os dedos para pentear e desembaraçar o cabelo com o condicionador durante o banho.
  • Se possível use filtros de chuveiro – quando a água contém quantidades excessivas de minerais, esta é a melhor opção. A marca Aquasana produz filtros de alta qualidade e por um preço justo.

O artigo A Água que Você Usa Pode Estar Danificando Seu Cabelo foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/a-agua-que-voce-usa-pode-estar-danificando-seu-cabelo.html

Deixe uma resposta