7 Motivos para Usar Óxido de Zinco como Protetor Solar

A matéria 7 Motivos para Usar Óxido de Zinco como Protetor Solar você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.

Desde que comecei a escrever sobre o óxido de zinco aqui no PB, muitas dúvidas surgiram. Estes dias recebemos um e-mail lindo e MUITO ENGRAÇADO de uma leitora que explicava vários motivos que a fizeram trocar o protetor solar químico pelo protetor solar físico de óxido de zinco e agradece o PB pela dica.

Eu morri de rir lendo, mas, ao ler o texto, percebi que era de uma pessoa que ESTUDOU MUITO sobre o assunto FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR (FPS) e que sabe, realmente, o que está falando! Bom, eu quero dizer que nós, as XUXUS do PB (como ela se refere a nós), agradecemos pela confiança  e esperamos poder ajudar, sempre!

Leiam o depoimento lindo, engraçado e riquíssimo em informações para quem deseja usar um bloqueador solar que funcione de verdade, da leitora Daniela, por e-mail,  sobre o óxido de zinco como filtro solar que nós tanto recomendamos aqui no PB:

oxido de zinco protetor solar

“Daniela  <…@gmail.com>
Assunto: Agradecimento!

Corpo da mensagem:

Às fofolicias do produtos de beleza:

No meio de tanta gente fazendo blog pra dar pinta achei o maravilhoso e dedicado blog de vocês ! É um trabalho de gente fofa dividindo conhecimento. Pra mim, o blog é uma prestação de serviços, isso sim! São muitas, muitas informações excelentes! O Blog é único! Como não conhecia (não tenho hábito de ler blogs, errata: não tinha!) assim que descobri o PB comi o blog inteiro em dias! E isso, que só vocês fazem, de destrincharem fórmulas, fazendo versões caseiras, é o máximo! E achei que vocês fazem isso com muita competência! Achei de gênia (GÊNIA !) a dica do Óxido de Zinco  (o.z.) como FPS.

Aliás, tô totalmente apaixonada por isso e vim contar mais (eu, mala, fiz texto enorme). Na verdade, eu comprei a ideia porque, destrinchando o blog,vi que vocês levantam a bandeira do o.z. Se fosse um post básico, com uma receitinha (se fosse outro blog eu ia passar batido) eu não ia pegar. Então, vocês me fizeram abrir os olhos. E gente… é um achado! É o FPS mais completo de todos os tempos! É realmente merecedor do titulo: acabaram seus problemas! Eu matei coisas que não conseguia antes:

1-Não tem cheiro (sou muito alérgica) e com o.z  não se fica com cheiro de praia ! FPS me faz lembrar que verão tá longe ! E, falando em praia, o que faz o esmalte da unha clarinho manchar, ouvi dizer, que é o FPS químico. Aí, com o.z (que é físico) não mais…

2-Filtra pra tudo! Não sei se sou eu, mas os FPS químicos ardem ao redor dos olhos.
Não passo nem perto dos olhos, mas passo longe e arde a pele da maçã do rosto!
E toda vez eu pensava: pra que eu quero um FPS que não passo nem perto do olho? O ÓXIDO LINDO DE ZINCO, eu passo na primeira pele que envelhece do rosto: a pálpebra e rente aos cílios. E a sensação é a mesma q passar água, ou seja, nada ! Isso sim é funcionar! Ele tá lá na parte mais delicadinha da pele! E se eu, que sou a “MISS ALERGIA” não tenho nenhuma reação ali, então, ninguém terá!

3-Aplicação “xuxu maravilha”! Passou tá pronta! Quem tem meia hora pra esperar?
E amo que eu passo e tô vendo que região tá faltando, porque como ele me deixa mais branquinha, eu tô vendo direitinho aonde o bichinho tá aplicado, tipo, eu passo nas costas, sozinha, e, só de olhar no espelho vejo se espalhei bem! Amo que ele cobre um pouquinho as manchas (de leve) no rosto.

4-Autolimpante! Já usei FPS caro que dizia que era não comedogênico (não obstrui poros) mas ainda sim deixava uma “face-gloss”, no estilo “fritei uns pasteis e sai”. Fora o saco de ficar com o braço brilhando (porque você não compra um toque seco caríssimo pro braço) e já usei toque seco (que deixa pele bem enxutinha) que brotou em um único dia de uso, milhões de cravinhos, tipo minúsculos, que só com limpeza de pele profissional pra sair), além de espinhas no rosto. E pior, muitos FPS vendido como FPS para rosto vai te deixar com cara de Gloss e Pastel, além de super coMEDOgênicos!

E tudo isso, sendo que eu tenho a pele mista pra seca! Já o lindo O.Z faz o oposto: matifica e trata minha pele. Então, o chamo  de toque enXUXUto! Ele deixa a pele sequinha, uma sensação de higiene! E cara de rica! (E ainda com bônus: em gente em que olheira tem brilho próprio, só passar pra ficar com mais isso de cara de rica e com um efeito maquiador). Ele trata minha pele: primeira semana usando eu achei que sumiram uns volumes que dão na minha pele que são tipo umas espinhas d´água superciais. Eu tenho pele seca, mas com espinhas pequenas e cravos. A pele ficou mais plana, uniforme. Poros quietos, casa arrumada ! Por isso, autolimpante!

5- Autonomia de vôo! Aplica e faz tudo que tem que fazer, que ele te acompanha! Dá pra fazer uma 25 de março que ele aguenta. E tudo conspira! Como ele é toque seco, dura mais na pele, a pele mais sequinha retém mais o FPS. Que tipo de pessoa tem tempo pra aplicar fps de 3 em 3 horas? É quase amamentar um filho (aliás, falando nisso, li que podem ser encontrados vestígios do FPS químico no leite materno dois dias após aplicação! Não é assustador? E como o o.z é visível, eu sei de olhar pra cara se preciso reaplicar. Amo isso! (Eu uso ele branquinho mesmo (sem misturar com base mais escura pra ajustar o tom, como indica no PB) já que também sou bem branca!

E antes, além da falta de liberdade que eu tinha, eu ainda tentei uma época limpar a pele do rosto a cada nova aplicação de FPS químico! Um saco levar bolsa adstringente e os caros discos de algodão (na rua não dá pra lavar). Isso pra tentar evitar cara e Gloss e mais aparecimento de cravos e espinhas e nem assim dava certo. Uma rotina realizada em volta da agenda do filtro solar! Mas, sinceramente, mesmo que desse certo, não ia vingar. Num mundo real, não existe essa mulher que aplica FPS de 3 em 3 horas, limpando rosto entre uma e outra.

6-Não é testado em animais ! Tem coisa mais linda que isso?

7-Custo inverso ao beneficio. Estou usando o.z. direto na pele. Comprei 50 gramas de o.z. em loja de produtos para dentistas, paguei 7 reais e tem validade de 5 anos. ( Que preço é esse? É tão bobo que se alguém que usa esquece o o.z. em casa pode ir em qualquer farmácia comprar. Ridiculamente uma pasta d água, por preço idiota! Um FPS solar pro rosto que funcione, se esquecer em casa, vai gastar uns 70 paus! Meu caso já era!). Eu acho que numa previsão exagerada de gastos eu devo levar uns três meses pra gastar tudo e eu uso face, ombros, braços, mãos, colo, pescoço e parte das costas, várias vezes ao dia. É aqui que eu quero chegar: Fps só funciona se passar religiosamente (qualquer época do ano, temperatura, clima, hora do dia que haja sol). E se passar bem ! Bem ! Bem! Bem! E com o preço do filtro químico, como fazer isso ? E como fazer 3 em 3 horas, como é pedido?

Mesmo que você consiga um financiamento junto ao BNDS pra fazer um uso desses (e tenha teeempo pra reaplicar), como gastar sem saber  se o que você tá gastando tá funcionando, (Fora que muita tecnologia é testada/feita pra ser usada por gringa) ou se o FPS tá acompanhando você no rosto (mudança de luz, temperatura, pico de sol) ou se aguenta na sua bolsa? Já o nosso o.z. é filtro da NASA! Quer dizer, bloqueador da NASA! Toda vez que alguém quer falar de muita tecnologia de procedência garantida se fala que é da NASA, então (risos) o FPS de o.z é da NASA! Completamente seguro, garantido! Dos outros não se tem a mínima ideia do quanto usar. Já o o.z aguenta na sombra, na bolsa, na umidade, num sol de 40! DR com namorado ? Aguenta também!

E eu sempre tive o sonho de estar o tempo todo do meu dia com FPS, seja dentro de casa, seja dia nublado, seja dentro do carro, inverno … Queria ter esse cuidado estético faz tempo! Queria ter essa rotina! Mas não estava achando como! Acabou com previsão do tempo!

Eu já tinha visto há um tempão aquela lista FPS reprovados e tentava, dentro desses liberados, achar um que não fosse testado em animais, o que me deixava espremida, dando volta pra fazer funcionar: decidi comprar 3! Um FPS importado pros olhos (único FPS puta-mega-natural-crueltyfree-importado)! Esse era pra passar nos olhos sem arder e que pedi pra uma mulher vendedora do ebay ,se ela poderia comprar e anunciar pra eu comprar e, no final, ficou caríssimo, mas fiz porque não dá pra ficar sem proteger a região dos olhos e esse era muito oleoso pra usar no resto do rosto.

Outro manipulado, toque seco, pra rosto (não tem toque seco cruelty free pra vender , pois são todos muito oleosos, mesmo os específicos pro rosto). Além desses, uma linha nacional, que é cruelty free, pra colo, braços e pescoço. Nem preciso dizer que os FPS não sairam do armário ! Ficou só no projeto técnico ! Sei que é um projeto exagerado, mas são os filtros que são ruins! Porque a conta toda era só pra usar algo não testado em animais, que funcionasse e sem ser oleoso! Agora não! Eu uso com gosto meu óxido de zinco!

Essa dica de gênia de vocês (e também porque vocês defendem muito o óxido de zinco no blog, o que fez eu realmente topar a ideia) mudou tudo! Agora passar FPS está no meu dia a dia igual escovar dente! Vou estar sempre filtrada, lindamente! Por causa de vocês, suas xuxus ! Meninas, vocês que passaram esse achado, eu só posso agradecer muito ! Muito, muito obrigada ! Make Creuza ! E eu acho é ótimo! (Esse termo é ótimo que vocês usam: Creuza)!”

pomada de oxido de zinco

*E-mail editado para melhor compreensão

*FPS: fator de proteção solar, no texto, FPS é usado substituindo a expressão “filtro solar”

*o.z: usado no texto quando a autora se refere ao óxido de zinco em pasta

NOTA DA LÔ: Um protetor solar ideal é aquele que além de estável e seguro, protege a pele tanto dos raios UVA quanto dos raios UVB. Para isso, é necessário que este filtro absorva as radiações de comprimento de onda entre 290 a cerca de 370-400 nm (UVB e UVA). A radiação ultravioleta é a principal responsável pelos fotodanos cutâneos. Na prática, é comum separarmos a radiação UV em três partes: UVC (100-280 nm), UVB (280-320 nm) e UVA (320-400 nm).

O Óxido de Zinco é um pigmento de finas partículas micronizadas, que possui ampla faixa de proteção contra os raios UVB e UVA, em comprimentos de onda de até 380nm (ou seja, estamos além do comprimento UVB e no limite do comprimento UVA. O óxido de zinco é recomendável como protetor solar, cientificamente. Para saber mais, leiam: http://www.produtosdebeleza.com/protecao-solar-para-peles-claras-e-sensiveis-rapida-facil-e-barata.html

O artigo 7 Motivos para Usar Óxido de Zinco como Protetor Solar foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/7-motivos-para-usar-oxido-de-zinco-como-protetor-solar.html

Deixe uma resposta