7 hábitos saudáveis para manter a saúde do coração em dia – em Mulher de Corpo

Por Kelly Miyazato



Previna doenças cardíacas ao adotar hábitos saudáveis
Foto: freeimages

Aposte nas dicas de Cintia Azeredo – nutricionista de hábitos saudáveis que contribuem para a saúde do coração

1.   Controle seu peso
O excesso de peso é extremamente prejudicial à saúde. O ideal é manter o Índice de Massa Corporal entre 18,5 – 24,9 kg/m² para adultos e entre 22-27 kg/m² para pessoas acima de 60 anos.

2.   Circunferência de cintura ideal
A circunferência de cintura aumentada representa um grande risco de desenvolver doenças cardiovasculares.  A circunferência ideal para o sexo feminino é abaixo de 80 cm. De 80 a 88 cm, consideramos risco moderado. A partir de 88 cm, o risco já passa a ser aumentado para o desenvolvimento de alguma doença do coração. Já para o sexo masculino, o ideal é abaixo de 94 cm. De 94 a 102 cm consideramos risco moderado. A partir de 102 cm, o risco já passa a ser aumentado.


3.   Controle sua pressão arterial
A hipertensão arterial aumenta os riscos de derrame, infarto, insuficiência cardíaca, entre outras doenças. Controle a quantidade de sódio na dieta.

4.   Diabetes
A diabetes caracteriza-se pelo aumento de açúcar no sangue. Essa doença aumenta o risco de doença o risco de mortalidade em por doença aterosclerótica e infarto do miocárdio.

5.    Controle o colesterol
Alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como os alimentos gordurosos, industrializados, embutidos, entre outros, aumentam o colesterol ruim no sangue, sem apresentar sintomas. Com isso, se torna possível desenvolver aterosclerose.

6.    Atividade física
A prática de atividade física reduz o risco de doenças associadas ao coração. Este é um dos itens mais importantes para o bom funcionamento do organismo em associação à alimentação.

7.   Tabagismo
O cigarro aumenta o risco coronário. De acordo com a OMS, um ano após o abandono do cigarro, o risco coronário diminui em 50%. Somente depois de 15 anos longe do cigarro é que o risco fica igual ao de um individuo não fumante.

 

*Agradecimentos à Cintia Azeredo – nutricionista do Vita Check-Up Center.

O artigo 7 hábitos saudáveis para manter a saúde do coração em dia – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/7-habitos-saudaveis-para-manter-a-saude-do-coracao-em-dia/6599

Deixe uma resposta