7 alimentos que prometem mais energia e concentração – em Nutrição

Conheça 7 alimentos que possuem nutrientes essenciais para quem precisa de mais energia e concentração. Confira!

Texto: Laura Oliveira | Adaptação: Nathália Henrique



7 alimentos que prometem mais energia e concentração

Foto: Danilo Tanaka

Para encarar o dia a dia a mil precisamos de nutrientes essenciais que regulam nossa engrenagem interna. O principal deles é o carboidrato. Porém, é bom ficar atenta, pois os simples, como a batata-inglesa e a farinha refinada, dão um gás imediato, mas fazem que a fome apareça mais rápido. Aí, você acaba extrapolando nas calorias.


Para driblar o problema, aposte no consumo de carboidratos complexos, como os grãos integrais, que mantêm a energia estável. E, claro, confie no poder das vitaminas, das proteínas e dos aminoácidos essenciais quando o assunto é detonar o cansaço dos últimos 12 meses de labuta e treinos intensos. Confira os sete alimentos que prometem prometem mais energia e concentração

Nozes

A oleaginosa é uma ótima fonte de proteína vegetal, ideal para combater a fadiga muscular. “Ela também possui uma alta concentração de ômega-3, ácido graxo essencial para garantir disposição de sobra”, conta Cristina Grandjean, nutricionista do SpaIgaratá (SP). E ainda conta com muitas fibras, cálcio e vários outros minerais que seu corpo necessita para funcionar nos trinques. Recomendação de consumo: duas ou três unidades por dia. Por serem bem calóricas, devem ser consumidas com moderação.

Espinafre

Popeye não era fã da verdura à toa: “Ela não só contém vitaminas C e A, importantes para aumentar a energia, como é rica em ácido fólico, que ajuda no combate à depressão”, revela Cristina Grandjean. Além disso, é fontede ferro, mineral responsável por combater a anemia, uma das principais causas do cansaço crônico. “Também esbanja antioxidantes”, enfatiza Edson Credidio, doutor em Ciências do Alimento pela Universidade Estadual de Campinas (SP). Recomendação de consumo: 100 g da verdura refogada no almoço ou no jantar, todos os dias.

Açaí

A fruta é bastante popular entre atletas por ser uma mão-cheia de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. “Contém elevado teor de pigmentos arroxeados chamados de antocianinas, que melhoram a circulação do sangue e proporcionam mais disposição”, explica Edson Credidio. Não é por acaso que sua cor é semelhante à do vinho tinto — apesar disso, o açaí tem 33 vezes mais antioxidantes que a uva. Recomendação de consumo uma tigela pequena por dia, como lanche da manhã ou da tarde.

Abacate

Contém uma quantidade de proteína superior às demais frutas. Isso sem contar o ácido oleico, também conhecido como ômega-9, fundamental para as mulheres que sofrem com a TPM, pois ameniza a irritabilidade — muito mais acentuada em situações de estresse e cansaço intenso. “Ele ainda é fonte de glutationa, um poderoso antioxidante”, completa Edson Credidio. Recomendação de consumo: três colheres (sopa) de abacate batido em um copo de leite desnatado, uma vez por dia, no lanche da manhã ou antes dos treinos. 

Grão-de-bico

Ele é fonte de triptofano, aminoácido que regula o humor e ainda induz o sono — a insônia é um dos principais fatores da exaustão. “Além disso, a substância é usada pelo corpo na produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar”, diz Cristina Grandjean. Quer mais? O grão-de-bico garante a síntese de mielina, uma espécie de isolante elétrico que conduz os impulsos nervosos de forma mais eficiente ao cérebro. Com isso, melhora o raciocínio, a disposição física e o bom humor. Recomendação de consumo Substitua o feijão por quatro colheres (sopa) do alimento, duas vezes por semana.

Canela

Ela acelera o metabolismo e faz que seu organismo funcione melhor. A recomendação diária é de uma colher (café) da versão em pó por dia. Combine-a com leite, vitaminas, frutas e chás.

Gengibre

A planta age no sistema nervoso central e, por isso, a deixa mais alerta. Consuma um talo pequeno— cerca de 2 cm — todos os dias. Bata-o com sucos, use-o em ensopados ou acrescente-o aos chás.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 301

O artigo 7 alimentos que prometem mais energia e concentração – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/7-alimentos-que-prometem-mais-energia-e-concentracao/4330

Deixe uma resposta