Veja a matéria completa sobre 19 alimentos para acelerar a queima de calorias e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.
O metabolismo é um conjunto de reações químicas responsáveis por várias funções fisiológicas básicas. Ele varia de pessoa para pessoa, porque parte dele é geneticamente determinado. Mas ainda assim algumas atitudes podem ajudar a acelerá-lo.
Não consegue emagrecer? Conheça alguns fatores que podem estar minando o seu esforço para perder peso
A receita básica do endocrinologista e nutrólogo João César Castro Soares para manter o metabolismo em alta é:
– beber bastante água (ela ajuda o sangue a transportar melhor o oxigênio para os músculos);
– não ficar sem comer por mais de quatro horas;
– deixar o doce para a sobremesa;
– começar as refeições por legumes e verduras (eles ajudam a saciar);
– colocar na dieta pequenas porções de frutas secas.
Natália Colombo, nutricionista da NCNutre, inclui nessa lista praticar atividades físicas com regularidade e nao pular refeições. “O organismo entende que está passando por um período de escassez e, por isso, começa a guardar o que é ingerido. O metabolismo, dessa forma, fica mais lento e a pessoa não emagrece”, explica.
Leia também: Metabolismo a mil por hora
Para ajudar o metabolismo, o nutricionista Ricardo Zanuto aconselha incluir na dieta alimentos conhecidos como termogênicos, que geram um gasto maior de energia. A pimenta vermelha, aponta Zanuto, é um bom exemplo. Ela aumenta a circulação e a temperatura corporal e é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Consumi-la pode aumentar em até 20% a atividade metabólica.
Veja a seguir a galeria com os alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo e o quanto você deve comer deles:
O artigo 19 alimentos para acelerar a queima de calorias foi originalmente publicado em http://saude.ig.com.br/alimentacao-bemestar/2012-10-18/19-alimentos-para-acelerar-a-queima-de-calorias.html