12 sintomas de que você pode ter refluxo

Veja a matéria completa sobre 12 sintomas de que você pode ter refluxo e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

Mais de 20% dos brasileiros têm refluxo gastroesofágico. Os sintomas mais clássicos do problema são a azia e a queimação, mas há alguns outros que poucos relacionam ao desconforto. A sensação de bola na garganta, por exemplo, é um sinal da doença. A dificuldade de engolir – já que o esôfago parece que fica mais apertado – é outro.

Incômodo todos sabem que é. Mas as consequências do refluxo podem ser ainda mais sérias. Sem cuidado adequado, as paredes do esôfago podem ficar tão agredidas que o tecido é substituído por outro, o que aumenta as chances de câncer. Essa mutação do tecido esofágico chama-se esôfago de Barret e o tratamento costuma ser medicamentoso.

Para que o quadro não evolua a esse ponto, alguns cuidados são importantes: não se deitar imediatamente após comer, por exemplo, ajuda a evitar que o ácido do estômago retorne pelo esôfago. O ideal é esperar ao menos duas horas para dormir. Para outras pessoas, pode ser necessário elevar a cabeceira da cama, para que o esôfago fique mais alto do que o estômago.

Conheça alguns sintomas do refluxo e, se apresentar algum, procure um médico gastroenterologista para diagnosticar e tratar o problema:

Dor torácica, às vezes intensa. Foto: Getty ImagesNáuseas. Foto: Thinkstock/Getty ImagesEstreitamento do esôfago, dificultando a passagem da comida. Foto: Thinkstock/Getty ImagesApneia do sono. Foto: Thinkstock/Getty ImagesMau hálito. Foto: Thinkstock PhotosErosão nos dentes. Foto: Thinkstock/Getty ImagesAftas. Foto: Thinkstock/Getty ImagesRetração da gengiva. Foto: Thinkstock PhotosAzia. Foto: Getty ImagesRouquidão. Foto: Thinkstock/Getty ImagesPigarro. Foto: Thinkstock/Getty ImagesTosse. Foto: Thinkstock/Getty Images

Leia mais notícias de saúde

O artigo 12 sintomas de que você pode ter refluxo foi originalmente publicado em http://ig.saude.feedsportal.com/c/33518/f/637141/s/411b61ac/sc/14/l/0Lsaude0Big0N0Bbr0Cminhasaude0C20A140E120E0A40C120Esintomas0Ede0Eque0Evoce0Epode0Eter0Erefluxo0Bhtml/story01.htm

Deixe uma resposta