Verão sem risco: saiba como identificar cada tipo de mancha na pele – em Cuidados com o corpo

Sem os cuidados necessários, o verão pode causar problemas sérios para a pele. Saiba como identificar cada tipo de mancha e o que fazer caso se depare com alguma delas durante a temporada

Por Mayara Neves | Foto Getty Images | Adaptação web Ana Paula Ferreira

A rotina que inclui sol, piscina, praia e atividades outdoor, tão comum no final do ano, sem os cuidados necessários, pode resultar em problemas sérios para a pele, como queimaduras e manchas. Para prevenir, filtro solar, roupas com proteção UV e chapéus são indispensáveis. 

Veja, a seguir, como identificar cada tipo de mancha e o que fazer caso se depare com alguma delas durante a temporada.

Queimadura de sol

Aparece quando a pele passa por uma superexposição aos raios ultravioleta (UV). O resultado são sinais avermelhados, ardência, bolhas e descamação. Para aliviar os sintomas, use hidratantes com ativos como o aloe vera e a camomila, que suavizam a inflamação e acalmam a tez.


Melanose solar 

São manchas redondas e escuras que surgem com o dano solar acumulado ao longo dos anos. “Grávidas e mulheres que fazem uso de anticoncepcional estão mais sujeitas a este tipo de sinal”, complementa Karina Gillio, cirurgiã plástica, de São Paulo  (SP). O tratamento é feito com luz intensa pulsada, laser de CO2 e peeling.

Melasma

O sol e o calor são os gatilhos deste tipo de marca, que é castanho-escura e aparece geralmente no rosto. O uso do anticoncepcional e impactos emocionais contribuem para o aumento do pigmento na pele. Segundo Karina Gillio, é raro essa mancha sumir completamente, por isso a prevenção é importante. “Peeling superficial, laser de baixa potência e microagulhamento ajudam a minimizá-las”, indica a médica.

Quer conferir mais sobre cuidados com a pele? Então, corra para as bancas ou garanta a sua aqui!

O artigo Verão sem risco: saiba como identificar cada tipo de mancha na pele – em Cuidados com o corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/verao-sem-risco-saiba-como-identificar-cada-tipo-de-mancha-na-pele/12316

Deixe uma resposta