Venha participar da Meia-maratona de Belo Horizonte – em Clube da Corrida

A prova ocorrerá no dia 14 de Junho e terá 21 km de percurso. Venha participar da Meia-maratona de Belo Horizonte

Texto Isadora Couto



Venha participar da Meia-maratona de Belo Horizonte

Foto: Divulgação

A Meia-maratona é, para muitos corredores, o primeiro grande teste no esporte. A distância é longa e não costuma ser fácil percorrer seus 21 km. Os atletas que decidirem encarar uma prova dessas precisam tomar alguns cuidados desde o treino até o dia dessa grande conquista.

“Para quem vai estrear em uma prova de 21 km, é necessária uma rotina importante de treinos, com corridas, pelo menos, três vezes por semana”, afirma o diretor geral da Run&Fun em Belo Horizonte, Paulo Henrique dos Santos. “Um desses dias precisa ter uma corrida mais longa e o volume semanal deve ser entre 25 e 35 km”, acrescenta.

Os treinos de fortalecimento também são fundamentais. “Musculação, treino funcional, pilates, entre outros, devem ser realizado pelos corredores.” Para correr distâncias mais longas, é fundamental ter os membros inferiores enrijecidos. O ideal é definir a prova e estudá-la. “Para uma primeira vez, vale a pena ir para uma corrida mais plana, onde a temperatura média seja mais baixa em relação à que está habituado”, diz. Isso diminuirá o desgaste físico do corpo. Paulo destaca que essa prova do dia 14 une essas duas características: terreno mais plano, por ser no entorno da Lagoa da Pampulha, e temperatura baixa, já que será realizada no mês de junho.

Outra dica é que durante os meses que antecedem o grande dia, incluir provas de 10 km e 15 km. O ambiente e a animação das pessoas nessas provas, de distância menor, servirão de estímulo para continuar treinando e chegar bem para os 21 km. “Vale a pena checar o tempo limite da prova para ter certeza que terminará a corrida enquanto as ruas ainda estiverem fechadas para os carros”, comenta o especialista. No dia da corrida, a preparação é especial.

“Durma cedo na noite anterior e acorde com antecedência para tomar um bom café da manhã, com alimentos que sejam da sua rotina. Não invente nada diferente para o dia”, explica Paulo. O treinador indica que o corredor chegue cedo ao ponto da largada. “Assim, não terá problemas na retirada do chip, caso precise.” Faça o planejamento de como será a sua prova junto com seu treinador, caso tenha, e tente manter o combinado. “Com uma boa assessoria técnica o resultado será excelente. E a sensação de completar os primeiros 21 km ficará para sempre na memória”, finaliza.

Participe!

Data:  Domingo, 14 de Junho de 2015.

Local: O evento terá a largada e a chegada na ‘Praça Nova’ da Pampulha, localizada na Avenida Otacílio Negrão de Lima, esquina com rua Exp. Celso Racioppi, em Belo Horizonte.

Premiação:  Medalha Pós-prova.

Valores: R$95,00 até 12/06 (enquanto houver vagas).

Mais informações no site: http://www.meiamaratonadebh.com.br/sitenpq/

O artigo Venha participar da Meia-maratona de Belo Horizonte – em Clube da Corrida
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/clube-da-corrida/venha-participar-da-meiamaratona-de-belo-horizonte/8545

Deixe uma resposta