Veja oito dicas para largar o cigarro e não ganhar peso

Veja a matéria completa sobre Veja oito dicas para largar o cigarro e não ganhar peso e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

Todo mundo sabe que o cigarro faz mal e que é difícil de largar. Não é nada impossível, mas para perder o vício é preciso muita determinação. Um problema comum entre ex-fumantes é o ganho de peso.

É importante saber que o fumo eleva o gasto energético das pessoas, mas não de uma maneira importante que justifique um ganho expressivo de peso.

Leia também: Cigarro mata 23 pessoas por hora no Brasil

“Quando uma mudança de comportamento como essa acontece, é importante ter alguns cuidados, especialmente com os hábitos alimentares, para assim evitar que os quilinhos a mais fiquem bem longe”, disse Roberta Stella, nutricionista-chefe do Dieta e Saúde.

Neste Dia Mundial contra o Tabaco (31), veja abaixo oito dicas para controlar o peso e dar uma forcinha para quem quer se livrar desse hábito:

Ao parar de fumar, é importante controlar semanalmente o peso. Foto: GettyAo perceber que está usando o alimento como fuga, para e pense sobre o que está gerando ansiedade. Foto: Getty ImagesEvite o consumo de bebida alcoólica, geralmente cigarro e álcool estão associados. Foto: Thinkstock/Getty ImagesConsuma frutas e legumes. Foto: Getty ImagesEstipule horários para realizar de 5 a 6 refeições por dia. Foto: Getty ImagesEscolha uma alimentação light e evite frituras. Foto: Getty ImagesTenha sempre na bolsa alimentos pouco calóricos. Foto: Thinkstock/Getty ImagesExercício físico queima calorias e livra a cabeça de ansiedade. Foto: Thinkstock/Getty Images

1. Marcação cerrada: Controle semanalmente o peso. Quando perceber que os quilos estão aumentando, é necessário adotar uma alimentação saudável para reverter esse quadro.

2. Autoanálise: Ao perceber que está usando o alimento como fuga, analise qual é o motivo da ansiedade e busque alternativas para combater essa causa.

3. Sem substituir: Evite substituir o cigarro por alimentos.  Estipule horários para realizar de 5 a 6 refeições por dia e nada de salgadinhos e biscoitos por perto.

4. Quase abstêmio: Evite bebidas alcoólicas. Elas podem ativar a vontade de fumar.

5. Qualidade: Consuma frutas e legumes, que são fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento celular.

6. Sem frituras: Evite consumir alimentos gordurosos que sempre resultam em quilos a mais, use azeite ou creme vegetal light.

7. Boas escolhas: Tenha sempre algum alimento com baixa quantidade calórica disponível para quando bater aquela fome no meio das refeições, como, por exemplo, barrinhas de cereais, frutas e iogurtes desnatados.

8. Mexa-se: Quanto mais ativo for, mais energia irá queimar, evitando que haja ganho de peso. A prática de atividade física ajuda no controle da ansiedade

O artigo Veja oito dicas para largar o cigarro e não ganhar peso foi originalmente publicado em http://saude.ig.com.br/minhasaude/2014-05-31/veja-oito-dicas-para-largar-o-cigarro-e-nao-ganhar-peso.html

Deixe uma resposta