Veja como retomar a vida sexual após a gravidez – em Mulher de Corpo

Reportagem: Monique Zagari Garcia



sexo-apos-gravidez

O diálogo tem um papel muito importante na

retomada da vida sexual do casal
Foto: Danilo Tanaka

O pós-parto é o período onde a mulher começa a se recuperar gradativamente das mudanças que aconteceram no corpo durante a gestação. E como a sexualidade do casal se adapta a este processo? Segundo a Dra. Denise Gomes, ginecologista, obstetra e diretora médica da Plena Clínica (SP), é muito comum que a mulher perca a libido após o parto. “Durante a amamentação, a mulher fica com escassez do hormônio estrogênio, sendo este o responsável por gerar sua libido”, explica. Outros fatores também podem colaborar para a falta de apetite sexual: “Há o cansaço físicoe mental provocados pela entrega materna exigida pelo recém-nascido”, completa o Dr. Luis Henrique Silva, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Assunção (SP). 

Antes de voltar à ativa, os especialistas recomendam 40 dias de abstinência de contato sexual com penetração, pois este é o período em que o útero está retornando ao seu estado natural. “Carícias, sexo oral e masturbação estão liberados”, assegura o Dr. Luis Henrique. Após os 40 dias de abstinência sexual, é hora de o casal começar a busca pelo prazer novamente! “É importante que o casal, principalmente a mulher, tenha a consciência de que o relacionamento sexual é fundamental. O par deve ter isso como prioridade, continuar investindo no relacionamento, dedicando tempo um para o outro, pois até mesmo para o desenvolvimento dos filhos isso é importante”, acredita a Dra. Denise.


Ao retomar a prática sexual, o Dr. Luis Henrique afirma que é relativamente comum sentir dores na penetração, pois há a diminuição da lubrificação vaginal. Para estes casos, é recomendado o uso de lubrificantes tópicos ou creme de estrogênio local. “O casal deve respeitar o repouso pós-parto e retornar as atividades sexuais com cautela, compreendendo as dificuldades da mulher, sempre dialogando muito”, aconselha a Dra. Denise. Para a psicoterapeuta cognitivo-comportamental Thaís Petroff Garcia (SP), esta é uma boa chance pra usar e abusar das preliminares: “Não resumir-se somente a penetração é algo interessante. Busque outras zonas erógenas, invista no sexo oral, jogos, carícias e utilize brinquedinhos!”. Assim que a menstruação volta a descer, os hormônios retornam aos seus níveis normais, melhorando a libido e o ressecamento vaginal.

Thaís revela que é essencial que o casal ajude um ao outro nesta época de adaptações, planejando momentos do dia para ficarem juntos: “A fim de poder ter mais momentos íntimos, o casal pode se ajudar a cuidar das tarefas de casa, deixar os filhos durante o final de semana na casa dos avós, presentear um ao outro e agendar dias para fazer programas de casal, como ir a um restaurante, motel ou simplesmente assistir um filme juntos”.  A Dra. Denise também dá sua sugestão para apimentar a relação: “Por que não investir em uma lingerie nova? Ganhar ou comprar roupas íntimas são ótimos estimulantes para uma noite romântica entre o casal”, acredita.

E nada de deixar a baixa autoestima bater na porta: “Retome as atividades físicas leves e aumente sua intensidade conforme sentir-se confortável, faça sexo no escuro (opção interessante e excitante para as mulheres que ainda não se sentem bem com seu corpo), tome bastante líquidos e consuma alimentos diuréticos para desinchar”, aconselha Thaís. A Dra. Denise finaliza: “É importante cuidar de si. Cuide das unhas, do cabelo, depile-se, invista em um bom visual e maquiagem. A mulher tem que se sentir sensual, atraente e bonita para estar aberta ao retorno das atividades sexuais. Lembre-se que o corpo de antigamentenão existe mais, mas este pode ser tão bonito quanto o outro”. 

 

O artigo Veja como retomar a vida sexual após a gravidez – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/veja-como-retomar-a-vida-sexual-apos-a-gravidez/3012

Deixe uma resposta